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4 dicas para motivar o time de vendas do atacado distribuidor

Em: Vendas
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São inúmeros os desafios que um gerente comercial encontra na hora de contratar bons profissionais e desenvolver talentos. A rotina de um time de vendas do atacadista distribuidor é muito movimentada e convencer o vendedor a dedicar esforços a positivação do mix, quando normalmente com o mesmo esforço ele irá ganhar muito mais com a venda dos produtos que tem grande aceitação no mercado, não é uma tarefa fácil. Além disso, muito dos vendedores do atacado distribuidor são representantes autônomos, o que dificulta o processo de análise dos resultados por parte da alta direção. Contudo, a contratação de vendedores que são capazes de bater ou superar suas metas de vendas de forma consistente pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa, mesmo que eles não possuam uma conexão direta com a organização.

Neste processo, a motivação dos vendedores é um ponto fundamental para aumentar sua produtividade. Existem boas estratégias para que o time de vendas do atacadista distribuidor se sinta motivado, e é essencial manter-se próximo do vendedor e ouví-lo para compreender de que modo é possível extrair dele o melhor rendimento possível do seu trabalho, garantindo maior satisfação para ambas as partes.

Confira 4 dicas para ter um time de vendas mais produtivo:

 

1) Incentive e escute sua equipe

Quando o vendedor apresenta a você uma ideia ou uma solução para um problema que acredita ser ideal para o melhoramento da empresa, é um sinal de que ele se importa. Apoiar novas ideias é dar ao colaborador a oportunidade de ele se sentir parte da empresa, além de, claro, ser algo motivador, mesmo que não funcione no final.

Manter uma relação além de assuntos de trabalho também é uma forma de incentivo. Planeje um happy hour, ofereça treinamentos e comemore marcos pessoais e o sucesso da empresa. Assim, eles serão cada vez mais motivados a apresentar o melhor.

2) Estabeleça metas desafiadoras

Um ambiente competitivo é um ambiente produtivo. Encorajar os funcionários a participar de metas desafiadoras é saudável tanto para o vendedor, quanto para a empresa. Como gerente, você precisa se comunicar com seus funcionários para oferecer direção estratégica, reforçar a cultura corporativa e reunir a equipe para atingir as metas e objetivos da empresa.

Além do que é oferecido aos vendedores no modelo de negócio tradicional, como o comissionamento, aproveite e ofereça recompensas, como uma viagem ou bônus, caso ele consiga fechar um número x de negócios por trimestre. Isso pode ser feito, também, individualmente, de forma que o vendedor se sinta motivado.

3) Acompanhe os processos

Entenda que acompanhar os processos dos seus vendedores não significa controlá-los. Essa prática pode fazer com que não se sintam confortáveis. Lembre-se que a confiança é crucial para uma cooperação bem-sucedida. No entanto, manter um acompanhamento integral com relatórios e reuniões é uma boa prática para conhecer seus colaboradores.

Acompanhando os números de desempenho da equipe você poderá identificar quando alguém do time está com queda de produtividade, se isso é geral ou pode ser ajustada por meio de práticas de incentivo.

4) Invista em tecnologia para auxiliar a equipe de vendas

Ter uma ferramenta fácil de usar na hora de emitir um pedido é um forte diferencial na produtividade e até na motivação do time. Uma solução intuitiva e otimizada, com interface amigável  permite ações rápidas, reduz erros e retrabalho, aumentando o desempenho de cada vendedor. Isso evita erros e aumenta o desempenho da solução.

Uma ferramenta de gestão pode proporcionar um ganho de 20% no tempo útil da rotina do vendedor, como é o caso da Disma Embalagens, que potencializou em 80% a dinâmica de negociação. O gerente de vendas também pode se sentir motivado tendo a adoção de um controle de vendas, por meio de relatórios eficientes no atacado distribuidor para monitorar as vendas realizadas pelo time comercial.

Lembre-se que a produtividade dos funcionários muitas vezes se resume a boas práticas de gestão, para manter a comunicação aberta e livre. Incentivar os funcionários individualmente, acompanhá-los e celebrar o sucesso juntamente com os colaboradores é fundamental para motivar o time e trazer melhorias contínuas para a empresa.

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