menu

4 dicas para motivar o time de vendas do atacado distribuidor

Em: Vendas
imagem-blog-22-02-1

São inúmeros os desafios que um gerente comercial encontra na hora de contratar bons profissionais e desenvolver talentos. A rotina de um time de vendas do atacadista distribuidor é muito movimentada e convencer o vendedor a dedicar esforços a positivação do mix, quando normalmente com o mesmo esforço ele irá ganhar muito mais com a venda dos produtos que tem grande aceitação no mercado, não é uma tarefa fácil. Além disso, muito dos vendedores do atacado distribuidor são representantes autônomos, o que dificulta o processo de análise dos resultados por parte da alta direção. Contudo, a contratação de vendedores que são capazes de bater ou superar suas metas de vendas de forma consistente pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa, mesmo que eles não possuam uma conexão direta com a organização.

Neste processo, a motivação dos vendedores é um ponto fundamental para aumentar sua produtividade. Existem boas estratégias para que o time de vendas do atacadista distribuidor se sinta motivado, e é essencial manter-se próximo do vendedor e ouví-lo para compreender de que modo é possível extrair dele o melhor rendimento possível do seu trabalho, garantindo maior satisfação para ambas as partes.

Confira 4 dicas para ter um time de vendas mais produtivo:

 

1) Incentive e escute sua equipe

Quando o vendedor apresenta a você uma ideia ou uma solução para um problema que acredita ser ideal para o melhoramento da empresa, é um sinal de que ele se importa. Apoiar novas ideias é dar ao colaborador a oportunidade de ele se sentir parte da empresa, além de, claro, ser algo motivador, mesmo que não funcione no final.

Manter uma relação além de assuntos de trabalho também é uma forma de incentivo. Planeje um happy hour, ofereça treinamentos e comemore marcos pessoais e o sucesso da empresa. Assim, eles serão cada vez mais motivados a apresentar o melhor.

2) Estabeleça metas desafiadoras

Um ambiente competitivo é um ambiente produtivo. Encorajar os funcionários a participar de metas desafiadoras é saudável tanto para o vendedor, quanto para a empresa. Como gerente, você precisa se comunicar com seus funcionários para oferecer direção estratégica, reforçar a cultura corporativa e reunir a equipe para atingir as metas e objetivos da empresa.

Além do que é oferecido aos vendedores no modelo de negócio tradicional, como o comissionamento, aproveite e ofereça recompensas, como uma viagem ou bônus, caso ele consiga fechar um número x de negócios por trimestre. Isso pode ser feito, também, individualmente, de forma que o vendedor se sinta motivado.

3) Acompanhe os processos

Entenda que acompanhar os processos dos seus vendedores não significa controlá-los. Essa prática pode fazer com que não se sintam confortáveis. Lembre-se que a confiança é crucial para uma cooperação bem-sucedida. No entanto, manter um acompanhamento integral com relatórios e reuniões é uma boa prática para conhecer seus colaboradores.

Acompanhando os números de desempenho da equipe você poderá identificar quando alguém do time está com queda de produtividade, se isso é geral ou pode ser ajustada por meio de práticas de incentivo.

4) Invista em tecnologia para auxiliar a equipe de vendas

Ter uma ferramenta fácil de usar na hora de emitir um pedido é um forte diferencial na produtividade e até na motivação do time. Uma solução intuitiva e otimizada, com interface amigável  permite ações rápidas, reduz erros e retrabalho, aumentando o desempenho de cada vendedor. Isso evita erros e aumenta o desempenho da solução.

Uma ferramenta de gestão pode proporcionar um ganho de 20% no tempo útil da rotina do vendedor, como é o caso da Disma Embalagens, que potencializou em 80% a dinâmica de negociação. O gerente de vendas também pode se sentir motivado tendo a adoção de um controle de vendas, por meio de relatórios eficientes no atacado distribuidor para monitorar as vendas realizadas pelo time comercial.

Lembre-se que a produtividade dos funcionários muitas vezes se resume a boas práticas de gestão, para manter a comunicação aberta e livre. Incentivar os funcionários individualmente, acompanhá-los e celebrar o sucesso juntamente com os colaboradores é fundamental para motivar o time e trazer melhorias contínuas para a empresa.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

13.09.2017
As lojas de hoje prepararam o cenário para uma experiência de compra cuidadosamente refinada, projetada para estimular partes do cérebro do cliente, de forma que ele compre bens ou serviços.
06.09.2017
Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo. A gestão...
02.08.2017
Quem lida com vendas precisa ficar com um olho na equipe e outro no mercado. (m...
Todas as novidades