menu

4 principais fatores que atrapalham as vendas no atacado distribuidor

Em: Vendas
fatores-que-atrapalham-a-venda-do-atacado-distribuidor

Para ter sucesso, um vendedor precisa conhecer os clientes, produtos e preços, além de ter estratégias eficientes durante o processo do pedido de venda no atacadista distribuidor. Todo vendedor já passou por algum aperto na hora de passar as informações dos produtos para o cliente? Ou então ficou impossibilitado de fazer uma análise de crédito, pois não tem recursos suficientes para consulta?

A falta de informação impede o bom desempenho do profissional de vendas, o que prejudica a negociação com o cliente por não ter em mãos os dados necessários sobre os produtos ou até mesmo sobre o próprio cliente. Mais do que conhecer o próprio serviço, um bom negociador precisa conhecer o cenário que está lidando, quem é seu cliente, quais são seus desejos e qual a melhor forma de lidar com ele. Um pedido de venda no atacadista distribuidor vai muito além de oferecer um determinado produto, é preciso desenvolver habilidades de negociação, principalmente para saber como agir quando o cliente está indeciso.

Confira os 4 fatores que atrapalham as vendas no atacado distribuidor:

 

1- Falta de informações durante a negociação

Não ter as informações em mãos para negociação é um fator predominante do mau desempenho durante o pedido de venda no atacadista distribuidor. O vendedor precisa não só dominar as informações da negociação, mas estar preparado para responder eventuais dúvidas dos clientes.

2- Visitar os clientes no momento errado

Clientes não gostam de vendedores inconvenientes. É preciso saber o momento certo de fazer uma visita. Conhecer o cliente é fundamental para saber quando agir.

3- Falta de preparo

Não basta apenas conhecer a empresa, o produto e o serviço. É necessário estudar o campo, os concorrentes, as necessidades dos clientes e as ameaças do mercado.

Só assim, será possível responder de acordo com a dúvida do cliente e fazer as perguntas certas no momento certo. O treinamento, conhecimento e técnicas dos profissionais de vendas facilitam no momento de solucionar os reais problemas e dúvidas do cliente.

4- Impossibilidade de trabalho offline

Se o vendedor deseja ter uma boa performance é essencial que ele chegue no cliente já sabendo o que precisa vender, a quantidade necessária ou sabendo se o comprador já adquiriu aquele produto antes. Mas em decorrência da quantidade de clientes atendidos não é muito simples guardar essas informações na memória, por isso muitos profissionais de vendas do atacado distribuidor investem em softwares para auxiliar durante a negociação. Contudo, de nada vale ter um programa especializado se ele não possui opção para funcionar offline.

Imagine você estar atendendo um cliente em um local onde não possui internet, ou a rede do seu celular resolve não funcionar. Complicado, não é? Esse tipo de situação gera mal estar para ambos. Afinal, como buscar ou registrar as informações da negociação?

 

A falta de recursos necessários muitas vezes impede o profissional de vendas de concluir uma negociação com sucesso. Neste caso, a tecnologia é uma forte aliada de quem quer impulsionar as vendas e ter um bom desempenho perante os clientes. A automatização dos processos é uma solução para quem deseja ter todas as informações em mãos, como poder consultar o estoque, fazer a análise do crédito do cliente e ter acesso ao histórico de venda, e não passar aperto na hora de negociar com os clientes e emitir os pedidos de venda. A partir de dados precisos é possível tomar decisões rápidas gerando valor ao negócio, reduzindo custos e otimizando tempo.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

13.09.2017
As lojas de hoje prepararam o cenário para uma experiência de compra cuidadosamente refinada, projetada para estimular partes do cérebro do cliente, de forma que ele compre bens ou serviços.
06.09.2017
Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo. A gestão...
02.08.2017
Quem lida com vendas precisa ficar com um olho na equipe e outro no mercado. (m...
Todas as novidades