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4 principais fatores que atrapalham as vendas no atacado distribuidor

Em: Vendas
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Para ter sucesso, um vendedor precisa conhecer os clientes, produtos e preços, além de ter estratégias eficientes durante o processo do pedido de venda no atacadista distribuidor. Todo vendedor já passou por algum aperto na hora de passar as informações dos produtos para o cliente? Ou então ficou impossibilitado de fazer uma análise de crédito, pois não tem recursos suficientes para consulta?

A falta de informação impede o bom desempenho do profissional de vendas, o que prejudica a negociação com o cliente por não ter em mãos os dados necessários sobre os produtos ou até mesmo sobre o próprio cliente. Mais do que conhecer o próprio serviço, um bom negociador precisa conhecer o cenário que está lidando, quem é seu cliente, quais são seus desejos e qual a melhor forma de lidar com ele. Um pedido de venda no atacadista distribuidor vai muito além de oferecer um determinado produto, é preciso desenvolver habilidades de negociação, principalmente para saber como agir quando o cliente está indeciso.

Confira os 4 fatores que atrapalham as vendas no atacado distribuidor:

 

1- Falta de informações durante a negociação

Não ter as informações em mãos para negociação é um fator predominante do mau desempenho durante o pedido de venda no atacadista distribuidor. O vendedor precisa não só dominar as informações da negociação, mas estar preparado para responder eventuais dúvidas dos clientes.

2- Visitar os clientes no momento errado

Clientes não gostam de vendedores inconvenientes. É preciso saber o momento certo de fazer uma visita. Conhecer o cliente é fundamental para saber quando agir.

3- Falta de preparo

Não basta apenas conhecer a empresa, o produto e o serviço. É necessário estudar o campo, os concorrentes, as necessidades dos clientes e as ameaças do mercado.

Só assim, será possível responder de acordo com a dúvida do cliente e fazer as perguntas certas no momento certo. O treinamento, conhecimento e técnicas dos profissionais de vendas facilitam no momento de solucionar os reais problemas e dúvidas do cliente.

4- Impossibilidade de trabalho offline

Se o vendedor deseja ter uma boa performance é essencial que ele chegue no cliente já sabendo o que precisa vender, a quantidade necessária ou sabendo se o comprador já adquiriu aquele produto antes. Mas em decorrência da quantidade de clientes atendidos não é muito simples guardar essas informações na memória, por isso muitos profissionais de vendas do atacado distribuidor investem em softwares para auxiliar durante a negociação. Contudo, de nada vale ter um programa especializado se ele não possui opção para funcionar offline.

Imagine você estar atendendo um cliente em um local onde não possui internet, ou a rede do seu celular resolve não funcionar. Complicado, não é? Esse tipo de situação gera mal estar para ambos. Afinal, como buscar ou registrar as informações da negociação?

 

A falta de recursos necessários muitas vezes impede o profissional de vendas de concluir uma negociação com sucesso. Neste caso, a tecnologia é uma forte aliada de quem quer impulsionar as vendas e ter um bom desempenho perante os clientes. A automatização dos processos é uma solução para quem deseja ter todas as informações em mãos, como poder consultar o estoque, fazer a análise do crédito do cliente e ter acesso ao histórico de venda, e não passar aperto na hora de negociar com os clientes e emitir os pedidos de venda. A partir de dados precisos é possível tomar decisões rápidas gerando valor ao negócio, reduzindo custos e otimizando tempo.

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