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Acelere seu processo e ainda reduza o custo do pedido de venda

Em: Vendas
blog-08-02-17

A falta de informações como preço atualizado, estoque disponível para venda, políticas comerciais e dados do cliente, por exemplo, dificulta a rotina dos seus vendedores. Com isso, atingir as metas de vendas no final do mês se torna ainda mais complicado, e tanto vendedor quanto cliente perdem tempo para negociar e montar um pedido de venda.

Sendo a área de vendas essencial para a sustentabilidade dos negócios, investir em formas de otimizar seu processo de trabalho, fornecendo informações de forma mais rápida e consistente, precisa ser prioridade. Imagine seus vendedores, no momento da venda lá no cliente, sem informações relevantes para a criação dos pedidos, como características do produto, outros itens alternativos, preços, possibilidade de desconto ou margens de negociação. Ele precisa ligar para empresa para conseguir dar andamento no negócio? Ou volta em outro dia com as respostas necessárias para continuar a venda? Se em cada visita ele passa por isso, pense no tempo (e custo envolvido) para o fechamento de cada pedido de venda!

Tirar pedido com bloco e caneta na mão até funciona, mas atrasa o vendedor, que poderia estar fechando novos negócios ou pensando em ações estratégicas para aumentar suas vendas, ao invés de ficar anotando pedidos, que correm o risco de não se concretizar. Nesse cenário, sua empresa também tem perdas financeiras e o gestor de vendas também não consegue contar com informações atualizadas para acompanhar o desempenho dos vendedores. Como você pode reduzir seu custo com o pedido de venda? A solução está na tecnologia.

Com uma solução tecnológica aplicada para potencializar o processo de vendas, você aumenta a velocidade dos seus vendedores e reduz o custo com o pedido de venda. É possível o acompanhamento rotineiro e aprofundado das vendas, em tempo real. Isso porque você pode contar com integração com seu ERP (software de gestão), mobilidade (em tablets e smartphones) e com recursos visuais que permitem a consulta do produto em detalhes, como foto e tabela de preços.

Existem excelentes estratégias para aumentar suas vendas, e uma delas é poder contar com tecnologia e seus recursos, que reduz o custo com o pedido de venda e traz ganhos como:

1) Aumento da velocidade do processo

Com tecnologia especializada, os pedidos podem ser enviados de forma rápida e automatizada, assim como o recebimento das informações sobre os produtos e políticas comerciais também. Além disso, é possível dispor da a agenda dos vendedores e do histórico de compras do cliente, o que já dá orientações importantes para o processo de venda.

2) Acuracidade das informações

Uma solução especializada ajuda o vendedor com um processo ágil e fornece informações rápidas para o fechamento de pedidos com maior rentabilidade. Ele pode identificar informações sobre o produto que quer ofertar, ter certeza da disponibilidade de estoque ou da chegada do produto, assim como dos preços disponíveis para negociação.

3) Maior controle e gestão comercial

Com as informações integradas, você e seu time de vendas podem facilmente acompanhar o desempenho das vendas, e até comparar os resultados. Volume de vendas, produtos vendidos, pedidos colocados ou clientes que compraram são informações importantes a serem analisadas para orientar suas metas, além da projeção dos resultados.

E se você está pensando que a tecnologia descrita aqui só funciona com acesso a internet, não se preocupe. Você não vai perder o pedido, pois neste caso, a transmissão dos dados será feita automaticamente, sem intervenção do vendedor, assim que o equipamento obtiver conexão.

Confira o caso da Mundial Atacadista, que aumentou a produtividade do departamento de vendas em 100% adotando a tecnologia certa!

 

A Copal Alimentos também já comprovou que a tecnologia faz toda a diferença na colocação do pedido de venda, e calcula uma economia de 50% no tempo de negociação do vendedor com o cliente a partir do uso de dispositivos móveis.

Ao utilizar a tecnologia específica para gestão da força de vendas a seu favor, você, gestor comercial, pode transformar dados gerenciais em informações estratégicas e ainda reduzir o custo do pedido de venda. Pedido no papel e vendedores sem informações relevantes, em tempos de transformação digital e competitividade em alta, podem estar comprometendo seus resultados e sua tomada de decisão. Pense nisso!

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