menu

Por que fazer análise de concorrência no PDV?

Em: Promoção de Vendas
por-que-fazer-analise-de-concorrencia-no-pdv

Quando você inicia um negócio, é importante avaliar a paisagem competitiva para saber quem está visando os mesmos clientes que você, quais recursos a concorrência tem à sua disposição e as bases nas quais ela pretende competir, ou seja, as características do produto, qualidade do serviço, preço, foco etc.

Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo.

Na montagem de um PDV, isso não seria diferente. A análise da concorrência é uma das disciplinas mais importantes do trade marketing. Isso porque conhecer as fraquezas e forças de quem tem o mesmo objetivo que o seu o ajudará a traçar ações mais eficientes e competitivas.

Quer entender como? Continue lendo e descubra a importância da análise de concorrência no PDV e como fazê-la.

A importância da análise de concorrência

A análise de concorrência sempre foi uma das principais atividades de uma boa estratégia de marketing. Pense, por exemplo, que você vai abrir um novo negócio.

Não há sentido em entrar em um mercado com um produto inferior, sem uma marca conhecida e um sólido canal de distribuição, se o espaço já estiver ocupado por um gigante com um produto brilhante e amplos recursos de marketing.

Por outro lado, a ausência de concorrência significativa pode ser um sinal de que o mercado é imaturo, ou a demanda é fraca. Fazer a análise, portanto, garante que você não esteja caindo em um campo em que as chances de sucesso são remotas.

Mais do que isso, a análise de concorrência ajuda a definir estratégias que evitem esse cenário e façam sua empresa deslanchar, mesmo depois de lançada no mercado.

Análise de concorrência no PDV

A análise de concorrência no PDV é ainda mais importante. Ao conhecer quem são seus competidores a fundo, você pode aprender com os acertos e erros deles, sem que tenha que se aventurar “às cegas” no mercado.

Em suma, com uma boa análise, você consegue entender o que faz o consumidor optar por um produto em vez do outro e, portanto, usar essas mesmas estratégias para que o seu seja sempre o escolhido.

Ao fazer a análise de concorrência no PDV, você vai dispor das seguintes informações, que vão te ajudar a otimizar a atuação dos seus pontos de venda:

  • Preços praticados: saber os preços que sua concorrência está praticando no mercado é fundamental. Afinal, cobrar um valor muito maior pode significar a perda de vendas, enquanto um muito mais baixo acaba representando lucros perdidos;
  • Ações promocionais: você também deve estar atento às ações promocionais realizadas pela concorrência. Dessa forma, conseguirá identificar aquelas que estão ou não funcionando com o consumidor para que possa montar ações mais eficientes para o seu próprio PDV;
  • Próximos lançamentos: a concorrência vai lançar novos produtos que podem impactar a venda dos seus? Ficar atento aos próximos lançamentos lhe permite estar um passo à frente nesses momentos, para que suas vendas não sofram com os novos produtos da concorrência;
  • Abastecimento de produtos: ficar atento às falhas no abastecimento dos produtos da concorrência vai lhe mostrar oportunidades de vendas para aumentar seus lucros.

Como fazer a análise de concorrência no PDV

O promotor tem papel fundamental na análise de concorrência no PDV. Como é ele que está em campo todos os dias, tem uma visão melhor para acompanhar as ameaças apresentadas, as fortes tendências e as novidades que seus competidores estão usando nos PDVs.

Com esses dados da análise de concorrência no PDV em mãos, ficará mais fácil planejar novas ações que apresentem um retorno sobre o investimento maior e estratégias que conversem diretamente com o consumidor.

Para auxiliar o promotor nessa tarefa, é possível contar com soluções de gerenciamento de equipes de promotores, que permitem o monitoramento online dos trabalhos realizados no PDV e a agilidade na troca de informações. Esse tipo de software também facilita a realização de pesquisas, para que você possa melhorar ainda mais as estratégias no ponto de venda.

Gostou do nosso post? Quer continuar aprendendo a como melhorar a gestão no PDV? Continue ligado aqui no blog. 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

13.09.2017
As lojas de hoje prepararam o cenário para uma experiência de compra cuidadosamente refinada, projetada para estimular partes do cérebro do cliente, de forma que ele compre bens ou serviços.
30.08.2017
Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo. Não é segredo que a
16.08.2017
Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo. Você está lendo as notícias da indústria...
Todas as novidades