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Como aproveitar a sazonalidade de vendas e aumentar os resultados no atacado distribuidor?

Em: Gestão, Vendas
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O sonho de todo empresário é ter resultados excelentes nos 12 meses do ano. Só que é difícil conquistar esse objetivo sabendo da existência da sazonalidade de vendas, que pode atrapalhar o desempenho de um atacado distribuidor.

Apesar de ser marcado pela oscilação, um período sazonal pode se reverter em lucro para a empresa caso sejam adotadas práticas eficientes de gestão de vendas.

Confira, neste artigo, as dicas incríveis que preparamos para você alavancar as vendas da sua distribuidora.

Tenha em mãos a tecnologia para analisar o histórico de vendas

O autoconhecimento é um importante aliado das empresas. É por intermédio dele que os administradores conseguem definir as melhores estratégias para seu modelo de negócio — e o mesmo vale para as vendas.

Nesse contexto, a tecnologia só vai facilitar o processo. Ter a média de vendas reunida em um único ambiente, com detalhes sobre o vendedor que fechou o pedido e o tempo despendido para tal, faz com que seja possível avaliar a tendência de compra de seus clientes com mais agilidade e precisão.

Tenha um planejamento periódico

Os altos e baixos da sazonalidade de vendas não precisam te pegar de surpresa. Após identificar os itens que os clientes mais solicitam na sua distribuidora, faça um planejamento bem detalhado considerando a intervenção da demanda sazonal.

Essa tarefa deve contemplar os planos semanal, mensal e anual. Assim, você terá um roteiro seguro de quanto precisa vender em cada período.

Aqui, vale fazer uma ressalva: é importante que você fique de olho no mercado para saber se há alguma variação fora do normal, como um setor que disparou em produção, por exemplo.

A atualização constante dos planejamentos é uma das chaves para o sucesso nas vendas.

Seu estoque precisa ser impecável

Uma das maiores preocupações de quem lida com a sazonalidade de vendas é manter um estoque perfeito. Ou seja: que não sobre nem falte nenhum item durante a época em que as vendas estiverem aquecidas.

Para isso, basta que você se baseie nas tendências de compras identificadas na primeira dica. Sabendo quando seu cliente costuma se interessar mais por um item, você pode aumentar a oferta dele no seu estoque.

Faça promoções antes do fim de uma temporada

Mesmo cuidando muito bem do seu estoque, é preciso ter uma carta na manga para o caso das vendas não atingirem a meta da sua projeção, como a realização de promoções pouco antes do encerramento de uma temporada.

Essa prática é muito adotada pelo comércio varejista, mas você também pode incorporar na distribuidora. Se não for possível diminuir os preços, como realmente acontece nas promoções, você pode oferecer uma forma de pagamento diferenciada ou, então, brindes para os pedidos acima de um valor específico.

A sua equipe dá conta do recado?

Antes de datas comemorativas, na preparação para o Natal, a Páscoa ou o Dia das Crianças é comum que os vendedores não estejam 100% animados, já que o volume de trabalho aumenta consideravelmente. 

Por essa razão, é fundamental que você garanta a motivação da equipe de vendas durante os períodos sazonais. Uma maneira de fazê-lo é por meio de recompensas para as metas batidas. Por exemplo: você pode permitir que os vendedores tirem um dia de folga em datas alternadas para não desfalcar o time.

Paralelamente a isso, atente-se, também, à definição de um objetivo executável para que os vendedores realmente consigam cumpri-los.

Equilibrando bem esses dois aspectos, você terá uma equipe altamente empenhada em vender mais.

Colete muita informação sobre os clientes e potenciais clientes

Uma das regras de ouro de todas as empresas é conhecer profundamente seus clientes. E isso é ainda mais evidente durante a sazonalidade de vendas.

Ao entender como seus consumidores agem, e o que eles esperam de você, será mais fácil definir as melhores estratégias de vendas na alta e baixa temporada da distribuidora.

Também é crucial compreender o que querem os clientes em potencial, para que a época de sazonalidade resulte em mais consumidores na sua base atual.

Em ambos os casos, você pode fazer uma breve pesquisa para levantar essas informações: os consumidores podem ser abordados em um e-mail após a efetivação do pedido, por exemplo, ou, até mesmo, contatados pelo telemarketing.

Todas as épocas do ano são ótimas oportunidades para aumentar as vendas, mesmo aquelas que parecem não render muito.

Portanto, não deixe de aproveitar a sazonalidade de vendas com essas dicas: quanto mais preparado você estiver, mais chance terá de alcançar um excelente desempenho nas vendas.

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