menu

Pesquisa do promotor: Como aumenta as vendas no PDV?

Em: Promoção de Vendas
promotoras-organizando-as-prateleiras

O consumidor está, cada vez mais, melhor informado e a concorrência só cresce, obrigando as empresas a investirem ainda mais em ações nos pontos de vendas (PDVs). Afinal, em média 70% das decisões de compras são tomadas na frente da gôndola, segundo a pesquisa “A hora certa de ativar o shopper”, realizada pela Nielsen. Além disso, de acordo com a mesma pesquisa, os consumidores gastam aproximadamente 15 segundos na frente da gôndola decidindo se vão levar a mercadoria ou não. Pouco tempo, não é verdade?

Esses dados comprovam como a pesquisa do promotor pode aumentar as vendas no PDV. O promotor, ao observar o momento da decisão de compra do consumidor, pode pensar em ações mais assertivas que são fundamentais para o sucesso das vendas. As pesquisas dos promotores no PDV são essenciais também para mensurar o sucesso ou fracasso de um produto ou marca, pois é ali que ele chega ao consumidor final.

Para que isso ocorra, a sua equipe de campo deve acertar na comunicação, na exposição e no atendimento, já que é onde muitos dos consumidores irão decidir entre a sua marca ou a do concorrente! Como cada PDV é único, é necessário que o promotor realize pesquisa de satisfação frequentemente para entender a situação de compra de cada produto da marca naquele ponto. O profissional pode comparar o comportamento do consumidor perante a sua marca e perante a dos concorrentes. Pode ainda verificar quais produtos são vendidos frequentemente e quais não.

Por exemplo, seu time pode analisar porque tal produto não está sendo vendido. Quais podem ser as possíveis dúvidas do consumidor? E quais ações podem ser realizadas sobre a aceitação de um determinado produto?

  • Se pretende saber sobre o sabor de um produto, pode ser feita uma ação de degustação
  • Caso seja sobre o funcionamento de um produto, o promotor poderá realizar uma demonstração
  • É o preço que está bem mais alto do que o dos concorrentes? Pode fazer pesquisa de preços dos concorrentes e enviar para o gestor comercial avaliar a possibilidade de uma promoção

E também pode observar os motivos de tal produto ser mais vendido. Como o consumidor se comporta na frente da gôndola? Ele compra o produto exposto no ponto extra?

Como são muitos pontos de atenção para se realizar uma excelente pesquisa de satisfação no PDV, a equipe pode contar com um sistema de gestão de promotores que facilita as atividades a serem realizadas na loja. Por meio dele, o gestor pode estabelecer uma ordem de ações e personalizar perguntas a serem respondidas pelo promotor quando estiver no PDV. Por exemplo: a primeira ação a ser feita no PDV é a pesquisa de preços da concorrência. No formulário da solução (disponível via aplicativo para smartphone ou tablet) é possível colocar quais as marcas que o promotor precisa informar os preços praticados. Assim, as informações já ficam disponíveis para o gestor em tempo real.

Dessa forma, o promotor terá um direcionamento de quais atividades realizar e o gestor se faz presente no dia a dia da equipe, de maneira online, sabendo quais são as ações que estão sendo realizadas. A ferramenta também permite emitir relatórios de produtividade da equipe e consolida os dados coletados nos PDVs, facilitando a rotina do gestor comercial, fazendo com que suas ações estratégicas sejam muito mais assertivas!

Inscrição na lista de tramissão do WhatsApp da Máxima Sistemas

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

15.11.2017
Do geotargeting aos beacons, a tecnologia baseada em localização está abrindo um mundo de possibilidades para se fazer marketing.
08.11.2017
É importante que o promotor de vendas conheça o funcionamento do trade marketing e saiba quais são os valores que a marca procura transmitir a partir da sua presença no PDV, mas essa é apenas uma pequena parte do seu trabalho.
01.11.2017
Uma das tarefas que mais tomam tempo nas rotinas estratégicas do trade marketing é a auditoria de PDV. (mais&...
Todas as novidades