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Autonomia do vendedor na política de descontos no atacado distribuidor

Em: Vendas
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A diversidade de produtos no atacado e no varejo tornou-se um diferencial diante de um mercado caracterizado pela alta concorrência. Basta entrar em uma distribuidora de alimentos para cães e gatos, por exemplo, para perceber que esse tipo de estabelecimento há muito tempo deixou de vender apenas ração. O que antes era direcionado à alimentação dos animais, hoje oferece mix completo para agropecuárias e até mesmo produtos de limpeza.

Tanto no atacado quanto no varejo, é muito comum que o mix de produtos seja muito amplo e quanto mais diversificado o volume das mercadorias, mais descontos o cliente cobra do fornecedor. Você, vendedor, já teve dificuldade em aplicar a política de descontos do atacado distribuidor por falta de segurança, autonomia nas decisões ou informações necessárias? Diversas empresas deixam de faturar milhares de reais todos os anos por conta de descontos não autorizados dados pelo vendedor. Resultado, na maioria das vezes, da falta de controle de parametrização de percentual de desconto no sistema de acordo com o perfil do usuário.

É nítido os inúmeros desafios gerados pela falta de informação no pedido de venda, sobre política de descontos no atacado distribuidor ou até mesmo para entender a política de brindes na organização de modo que tenha segurança de fazê-lo com a margem adequada. Não é mesmo? E, infelizmente, essa falta de conhecimento necessário sobre as ações do serviço tira a autonomia do vendedor que acaba precisando sempre recorrer ao gerente ou supervisor para consultar e tomar decisões.

A boa notícia é que com a automatização dos processos, todo o serviço pode melhorar! No caso da política de descontos, é possível obter um controle de parametrização, facilitando tanto para o vendedor, que sabe até onde ele pode ir na negociação, quanto para o gerente/diretor, que não se preocupa com os seus funcionários burlando as políticas de negócio da empresa só pra bater meta e ganhar comissão. Além disso, uma ferramenta automatizada permite que o vendedor não perca tempo tentando localizar o gerente para conseguir informações sobre estoque, análise de crédito do cliente ou histórico de venda, caso o cliente já tenha adquirido o produto.

Nas empresas, a mobilidade tem tornado os processos mais colaborativos e produtivos, uma vez que, mesmo sem internet, com um dispositivo móvel é possível verificar dados e soluções. Segundo pesquisa feita pela IDC Brasil, no Brasil pouco mais de 10% das empresas já investem cerca de 5% de seu faturamento em tecnologias. A perspectiva de crescimento na área de TI para este ano, segundo a pesquisa, é de 5,7% em comparação ao ano de 2016.

A adoção de soluções móveis aumenta a eficiência da equipe em campo dando total segurança e ainda passa mais confiança para o cliente e garante um processo mais ágil. A Copal Alimentos, por exemplo, já comprovou que a tecnologia faz toda a diferença na colocação do pedido de venda, pois teve uma experiência de 50% no tempo de negociação do vendedor com o cliente a partir do uso de dispositivos móveis.

Uma solução permite ao vendedor maior autonomia na política de descontos do atacado distribuidor, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo gestor. Assim, o vendedor pode fazer a sugestão de venda com base no histórico de compras do cliente, o que possibilita gerar um novo pedido a partir dessas informações e facilita a definição de preços, pois ele sabe até onde tem autorização para ir.

Com a nova solução, todo serviço de vendas passou a ser disponibilizado automaticamente nos tablets e smartphones dos vendedores. Um software de pedidos de venda reúne todas as informações para o processo de negociação, melhorando ainda mais a produtividade do negócio. Não deixe suas vendas caírem por falta de autonomia na política de descontos do atacado distribuidor. Com uma ferramenta automatizada você pode otimizar processos, utilizar o portfólio de apresentação dos produtos, resultando em mais ganhos para a organização.

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