menu

Como melhorar a gestão de entregas da sua distribuidora?

Em: Entregas
gestão-de-entregas

Gestores de departamentos logísticos enfrentam desafios diários em busca da redução de custos e da máxima qualidade na operação.

Com isso, quem quer fazer uma gestão de entregas de primeira precisa estar sempre buscando conhecimento, qualificação e atualização contínua.

Assim, será possível trabalhar com custos cada vez menores, que não comprometam a qualidade do resultado da operação e a segurança e satisfação dos usuários, dos operadores e do cliente final.

Pensando em lhe ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com as principais dicas para melhorar os processos de entrega na sua distribuidora e conquistar qualidade e produtividade! Acompanhe:

1. Monitore rigorosamente os prazos

Você pode achar isso óbvio, mas não é raro encontrar empresas que não monitoram os prazos da expedição de documentos, o que acaba gerando multas pelo atraso.

Atualmente, contudo, não é preciso monitorar os prazos por conta própria, correndo o risco de perder ou se esquecer de algum; você pode contar com soluções de softwares que fazem esse controle de forma automática, garantindo que todos os prazos sejam rigorosamente cumpridos.

2. Tenha controle da localização das frotas em tempo real

Você sabe onde seus entregadores estão em tempo real? Além de essa informação trazer mais segurança e satisfação para os seus clientes, ao acompanhar suas entregas em tempo real, você poderá melhorar suas decisões logísticas, acompanhar movimentações estranhas e emitir alertas para sua equipe em caso de imprevistos.

3. Calcule as rotas

Sua entrega pode até demorar mais do que o normal, porém, um ponto essencial para garantir que os clientes não fiquem insatisfeitos é deixá-los bem informados quanto ao prazo de entrega.

Por exemplo, se você demora 7 dias para entregar uma mercadoria em determinada localidade, mas informa ao cliente que o prazo é de 5 dias, as chances são de que ele fique insatisfeito com o atraso e não volte a fazer negócio com a empresa.

Por isso, na hora de precificar o frete e calcular os custos de entrega, é preciso muito cuidado. Contar com o auxílio de um sistema que oferece o cálculo automático da quilometragem, gerando o custo e o prazo do frete, faz toda a diferença para a sua gestão de entregas.

4. Automação nas ordens de serviço para entregadores

Conseguir expedir ordens de serviço aos seus entregadores de onde quer que você esteja é um grande diferencial Com um bom aplicativo de gestão de entregas isso é possível. Você poderá fazer a programação do delivery, otimizando a distribuição do trabalho entre os profissionais que fazem sua prestação de serviço.

5. Tenha dados em mãos para otimizar sua atuação

Qualquer gestor sabe que não dá para tomar boas decisões de gestão sem se basear em dados sólidos e precisos. Por isso, é essencial contar com o suporte de uma solução que gere relatórios para a sua gestão de entregas, tornando mais fácil visualizar erros e possíveis pontos de melhorias.

A partir dos dados obtidos com a solução, será possível checar seu nível de produtividade, entender se sua força de trabalho está atendendo bem os prazos e planejar melhor as demandas.

6. Conte com o apoio da tecnologia na gestão de entregas

A gestão de entregas ficou mais simples com o aumento da popularidade de dispositivos móveis (tablets e smartphones) e do uso de soluções tecnológicas que auxiliam gestores nas suas decisões.

Atualmente, é possível encontrar no mercado softwares específicos para a logística de distribuição, que oferecem as seguintes funcionalidades:

  • Acompanhamento, em tempo real, do romaneio de entrega, disponibilizando informações detalhadas de todas as cargas que serão entregues por cada veículo;
  • Visualização da rota até a finalização de todo o processo, pelo Google Maps ou Waze;
  • Realização de check in e check out nos clientes;
  • Armazenamento do comprovante de entrega da nota fiscal;
  • Possibilidade de visualizar o Contas a Receber do cliente;
  • Emissão de relatórios gerenciais de acompanhamento das entregas com a produtividade do motorista;
  • Registro do tempo de carga e descarga.

Que tal conhecer uma solução que pode trazer todos esses benefícios e melhorar a produtividade da sua gestão de entregas? Se você ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários e até a próxima!

Inscrição na lista de tramissão do WhatsApp da Máxima Sistemas

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

19.07.2017
É comum encontrar problemas com as entregas quando analisamos a logística de distribuição das empresas.
05.07.2017
As filas no trânsito são um grande problema da logística de distribuição atual e no controle de entregas. Qualquer motorista está sujeito a enfrentar engarrafamentos, seja na estrada, devido a falhas de infraestrutura, ou no momento de realizar a entrega para o...
21.06.2017
O momento da entrega de um pedido é muito importante na conclusão de um atendimento de excelência. De olho na melhoria constante dessa etapa, algumas empresas têm investido na automação logística, mas será que o uso da tecnologia traz resultado?
Todas as novidades