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Como monitorar o desempenho do time de vendas?

Em: Vendas
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Em uma reunião de fechamento, inúmeras informações precisam ser discutidas com a equipe de vendas. É necessário acompanhar e avaliar o serviço, os resultados e os próprios colaboradores. Todo esse processo exige preparo, pois a falta de estrutura organizacional pode fazer com que as informações discutidas entre o time de vendas se desencontrem. Mesmo com a pauta pré-agendada ainda é difícil fazer a avaliação dos trabalhos desenvolvidos durante o mês, não é mesmo?

Pare e pense: você sabe quem seus vendedores estão visitando no dia? Tem o controle dessas informações para discutir em reunião? Ainda não tem em mãos o comparativo da meta e o que foi realizado durante o mês? Monitorar o desempenho do time de vendas não é uma tarefa fácil, principalmente se ainda esse processo é feito de forma manual e sua equipe é numerosa, contudo ela é necessária. Se você sente a necessidade de ter esse controle para melhoria dos processos, a solução adequada é apostar em novas estratégias para auxiliá-lo a  monitorar o desempenho da equipe e ficar por dentro de todo o processo de vendas.

Entenda que planejar todos esses pontos gera um ganho de produtividade e economia de gastos, mas deixá-los de lado pode prejudicar, e muito, sua organização. Por isso, uma solução especializada para controlar e avaliar o vendedor é essencial para o desempenho do time de vendas e a rentabilidade de sua companhia. Com a mobilidade, além de poder monitorar seu time, você pode medir se a quantidade de visitas que o vendedor realizará será suficiente para bater a sua meta ou se será necessário mais visitas.

Confira duas dicas essenciais para monitorar sua equipe de vendas em campo:

1) Fuja dos controles manuais 

Apenas os controles manuais ou as reuniões mensais não são suficientes para obter maior controle de todos os passos dos profissionais de vendas. Também não é fácil ligar sempre que necessário para saber onde o representante está e saber quais pedidos foram feitos. Além de correr o risco de não conseguir monitorar toda equipe e deixar informações passarem despercebidas, todo esse processo acaba gerando desperdício de tempo e, consequentemente, a produtividade pode cair em disparada.

2) Invista em uma solução inteligente de automação para a equipe de vendas

Para fazer o controle e não deixar que nada fique de fora, um sistema eficaz pode oferecer meios onde é possível identificar o vendedor, o local que o pedido foi feito e cruzá-lo com o endereço do cliente. Com o controle de jornada o gestor pode acompanhar horas extras, tempo de deslocamento, hora de almoço, entre outras informações que podem ser integradas com o sistema de ponto da empresa. Importante também a opção de bloquear RCAs, pois um aparelho pode ser roubado, perdido, ou pode acontecer até mesmo de o vendedor não atender mais a empresa. É preciso estar sempre preparado, não é mesmo?

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” (William Edwards Deming). Ficar “na cola” do time e controlá-lo pode dar impressão, para os vendedores, de que estão sendo vigiados e isso pode fazer com que a produtividade caia. Mas quando as informações são transparentes, e utilizadas para direcionar o trabalho do time de forma inteligente, geram um aumento nos resultados satisfatórios.

Ao contar com uma solução especializada, você terá o controle da produtividade de toda sua equipe. A automação da equipe de vendas possibilita, por exemplo, o monitoramento de cada representante comercial a partir de seu ID, realizando comparativos de desempenho por período, produto e funcionário. O processo se torna muito mais eficaz, pois também permite que o gestor emita relatórios e tome decisões com base em informações precisas e reais da produtividade da equipe.

Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Iremos ajudá-lo a monitorar o seu time e aumentar a produtividade da equipe.

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