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Como motivar e gerir o promotor no PDV da melhor maneira possível

Em: Promoção de Vendas
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A palavra de ordem para a conquista de grandes resultados em uma empresa é motivação. E para os profissionais que trabalham em campo, como os promotores de vendas, isso não é diferente. O promotor, além de efetivamente divulgar marcas e produtos, é responsável pela venda consultiva, então ele é a peça-chave para aumentar as vendas no PDV (ponto de venda). Por esse motivo, o gestor comercial precisa motivá-los e saber geri-los de forma eficaz, mas como fazer isso à distância?

Manter a equipe que tem contato direto com o consumidor final devidamente capacitada e motivada é, com certeza, uma alavanca para as vendas da empresa. Então, como orientá-la adequadamente? Como tornar o trabalho destes colaboradores realmente produtivo? Como controlar as atividades realizadas para dar o apoio necessário? 

Confira as dicas de motivação que vão fazer a sua equipe se sentir especial ganhando mais produtividade e, consequentemente, aumentando as vendas da sua empresa!

1) Estimule as boas ideias

Como os promotores estão no PDV, frequentemente notam algum processo que poderia ser melhorado, mas podem ter receio de compartilhar com o gestor se esse não der abertura. Para que isso não ocorra, e a oportunidade de melhoria não se perca, deixe claro para sua equipe que você está disposto para receber sugestões. Para estimulá-los a dar ideias de melhoria nos processos ou até nas ações de merchandising incentive que exponham seu ponto de vista sobre as campanhas. Além de colaborar para um ambiente mais produtivo, os promotores se sentirão mais envolvidos com as atividades da empresa, mesmo sem ter um gestor por perto o tempo todo.

2) Agradeça e celebre as conquistas

Quando um promotor propor alguma ideia ou realizar alguma ação que surta efeito no aumento das vendas, nada melhor do que o elogiar na frente dos demais da equipe pela conquista realizada. Se você quer que sua equipe siga os padrões exemplares de algum funcionário, a primeira atitude que você deve tomar é elogiar imediatamente, e, se possível, na frente dos demais colaboradores. Os demais se sentirão incentivados a seguir esse mesmo comportamento. As bonificações no dia a dia também são ótimas formas de mostrar reconhecimento, tais como folga no aniversário ou um vale almoço com a família. Use a criatividade, o importante é sempre agradecer e fortalecer o exemplo, afinal ninguém consegue nada sozinho.

3) Faça campanhas de incentivo

Campanhas de incentivo são sedutoras, mas precisam ser também atingíveis. Comissões por metas reais e alcançáveis, geram mais vendas devido à sustentação de três fatores: motivação, reconhecimento e recompensa. Se possível, é interessante também surpreender a equipe de promotores com incentivos extras, algo não esperado por eles. Como por exemplo, se um promotor reorganizou a gôndola de um jeito diferente e isso refletiu nas vendas, ele pode ganhar uma bonificação ou um prêmio. Os promotores que alcançam suas metas, ganham e a empresa também ganha por vender mais e ter colaboradores mais motivados.

4) Estabeleça parceria com equipe de vendas

A equipe de vendedores pode ser forte aliada no que diz respeito a acompanhar e incentivar o trabalho do promotor de vendas, pois atuam como “os olhos da empresa” nos PDVs. Sempre de uma forma equilibrada, os vendedores poderão trazer informações sobre o que está acontecendo nas lojas. Mas como gestor comercial, fique atento para que essa participação seja realizada de uma forma equilibrada, pois se o vendedor der dicas excessivas ou sem discernimento, isso pode também trazer sérios problemas para equipe, causando o desânimo do promotor por se sentir pressionado demais. Então, essa é uma ajuda muito útil, mas deve ser bem trabalhada e entendida pela equipe de promotores de vendas.

5) Tecnologia como facilitadora

Toda a equipe se sente mais segura e confiante quando um líder está por perto. E a tecnologia pode ajudar neste quesito! Ao acompanhar os promotores de maneira online no seu trabalho de campo, o gestor consegue transmitir mais confiança para eles desempenharem as atividades. Além de que saber o que está acontecendo no PDV é o caminho para ter um monitoramento dos promotores mais eficiente. Hoje, existem sistemas de gestão de promotores no mercado que fazem toda essa gestão de forma rápida e precisa por meio de um smartphone ou tablet. A equipe vai a campo e capta informações sobre estoque, preço, ações promocionais, ruptura e monitoramento da concorrência, com apenas alguns cliques e o gestor acompanha tudo pelo dispositivo móvel.


A pergunta: “como gerir o promotor no PDV de forma motivadora?”, é de extrema relevância para o dia a dia do gestor comercial por ser responsável em atingir as metas de vendas da empresa. Seguir as cinco dicas de motivação de time vão melhor sua relação com a equipe, assim como consequentemente, as vendas irão subir.


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