menu

Controle de entregas: Como otimizar o tempo quando o motorista enfrenta filas?

Em: Entregas
controle-de-entregas

As filas no trânsito são um grande problema da logística de distribuição atual e no controle de entregas. Qualquer motorista está sujeito a enfrentar engarrafamentos, seja na estrada, devido a falhas de infraestrutura, ou no momento de realizar a entrega para o cliente.

Sendo assim, além de se preocupar com um planejamento logístico eficaz, é preciso pensar em ferramentas que otimizem o controle de entregas, aproveitando melhor o tempo do motorista e reduzindo os custos.

E é exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje. Acompanhe e veja como evitar os problemas causados por filas, otimizando o tempo do seu motorista.

Faça o controle de entregas com a montagem da rota ideal

Segundo o autor do livro “Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”, Hong Yuh Ching, a logística de distribuição pode absorver até 40% dos custos totais de uma empresa. Isso significa que, ao otimizar seu controle de entregas, você está, também, aumentando os lucros da organização.

No caso de empresas que lidam com um volume de entregas alto, utilizando uma mesma viagem para atender vários clientes, a otimização das rotas é um fator essencial. Para isso, é preciso dispor de recursos, como um ERP ou softwares de que integrem todas as informações logísticas para monitoramento das entregas e criação de rotas.

Utilize recursos tecnológicos com dispositivos móveis

A tecnologia trouxe diversos benefícios para o controle de entregas. Um deles é a possibilidade de utilizar recursos de fotografia e comunicação por meio de dispositivos móveis para acompanhar a movimentação do motorista e possibilitar uma melhor tomada de decisão.

Dessa forma, gestores podem receber notificações sempre que seus motoristas enfrentarem qualquer tipo de problema, não só filas e engarrafamentos, e tomar a melhor decisão em tempo real — aguardar, refazer a rota ou marcar outro dia para realizar a entrega.

Aposte na certificação de entrega

Com o uso de um simples dispositivo móvel com acesso à internet, o motorista tem a possibilidade de trocar dados e informações com a central sobre problemas encontrados pelo caminho ou até pedidos de devolução.

Como esse processo é feito pela internet, em tempo real, o controle de entregas pode ser executado o mais rápido possível, permitindo à central tomar decisões importantes com assertividade. Isso possibilita informar o cliente sobre eventuais atrasos e manter a credibilidade da distribuidora.

Possibilite ao motorista a emissão e envio de notas fiscais

Outra maneira de otimizar o tempo do motorista é possibilitar que ele mesmo faça a emissão e envio de notas fiscais ao cliente, durante o processo de entregas.

Com uma solução integrada ao seu ERP conectada ao dispositivo do motorista, é possível que ele mesmo faça a emissão das NFs em caso de novos pedidos, devolução, erros ou trocas, sem que tenha que retornar à central ou aguardar a emissão da nota pela mesma.

Isso também evita que o cliente fique aguardando, o que pode abalar a confiança dele na logística de entregas da sua organização. Além disso, esse tipo de solução também permite que o estoque de um veículo em viagem seja consultado, permitindo à central realizar novos pedidos sem que o motorista tenha que retornar à distribuidora para carregamento.

Apesar de ser um processo antigo, a logística vem mudando com o uso da tecnologia, trazendo novas maneiras de gerir os estoques e realizar o controle de entregas de mercadoria em distribuidoras e atacadistas.

Se antes ela era vista com uma mera ferramenta, hoje, a logística pode ser considerada uma arma fundamental para otimizar os custos de uma organização. Assim, você será capaz de melhorar os processos internos, otimizar o tempo do motorista e aumentar a satisfação do cliente.

Gostou do nosso artigo? Leia também nosso post sobre a roteirização de entregas e veja como criar mais um diferencial competitivo!

Inscrição na lista de tramissão do WhatsApp da Máxima Sistemas

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

19.07.2017
É comum encontrar problemas com as entregas quando analisamos a logística de distribuição das empresas.
21.06.2017
O momento da entrega de um pedido é muito importante na conclusão de um atendimento de excelência. De olho na melhoria constante dessa etapa, algumas empresas têm investido na automação logística, mas será que o uso da tecnologia traz resultado?
14.06.2017
O planejamento logístico dá todo o suporte para que os processos da cadeia de suprimentos sejam eficientes de tal forma que sat...
Todas as novidades