menu

A gestão da devolução de mercadoria no atacado distribuidor

Em: Gestão
devolução-de-mercadoria

Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo.

Um bom planejamento logístico é essencial em todas as distribuidoras para que o cliente esteja sempre satisfeito.

Um dos pontos principais na elaboração de uma boa estratégia é a devolução de mercadorias em tempo hábil e sem transtornos.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos falar sobre devolução de mercadorias, a melhor forma de realizar esse processo e, também, a importância que um bom trabalho de gerenciamento de devoluções tem na sua empresa. Vamos lá?

A importância da gestão de devolução de mercadoria

 

As devoluções geram prejuízos às empresas distribuidoras que vão muito além dos custos e do aspecto financeiro imediato.

Logicamente, a devolução de mercadorias acarreta custos com combustível e perda de mercadorias, mas outros pontos que dizem respeito ao cliente e a sua reputação também causam danos à sua empresa.

Reclamações podem fazer com que você perca muitas vendas no futuro, pois reduzem a confiabilidade dos seus serviços. Em um mundo em que uma entrega eficiente já é regra aos olhos do cliente, problemas nesse processo e uma alta taxa de devoluções geram transtornos que impactam diretamente nas suas vendas.

A reputação do seu negócio é severamente maculada por uma alta taxa de devoluções de mercadorias, e isso te torna menos atraente para novos clientes e oportunidades de negócios.

Devoluções acontecem

 

A devolução de mercadorias sempre vai acontecer, não importa o quão bem planejado é o seu processo de entregas e o quanto você trabalha para melhorá-lo ainda mais.

Levando isso em consideração, o melhor a se fazer é ter uma boa estratégia para lidar com elas, de forma que, na eventualidade do seu acontecimento, a experiência do cliente seja a melhor possível.

Trabalhe com vários canais de comunicação e com uma boa equipe, para que as causas da devolução de mercadorias sejam identificadas e averiguadas com a maior velocidade possível, afinal, rapidez e bom atendimento são as únicas coisas que importam para o cliente.

Aprenda com as devoluções

 

Já que o processo de devolução de mercadorias inevitavelmente irá acontecer com você, a melhor forma de se lidar com a situação é procurar sempre aprender com ela, para que os erros não se repitam.

Identifique quais são as principais causas de devolução, leve em consideração os produtos mais devolvidos e procure adaptar sua estratégia de gerenciamento logístico com as informações que você levantou nessas análises.

Por exemplo, se você está lidando com várias devoluções de eletrônicos, tente descobrir a causa. São peças quebradas? Então, é hora de repensar o acondicionamento dos produtos. Mesmo assim, o problema persiste? Procure por erros dentro da sua unidade e nas rotas de entrega.

Vários fatores influenciam uma alta taxa de devolução de mercadorias, que vão desde erros das empresas até rotas mal programadas, então, procure aprender com essas falhas para que sua logística possa melhorar sempre.

Logística inteligente

 

Quando você começa a pensar na devolução de mercadorias como uma forma de aprender para melhorar seus serviços, passa a ter um grande diferencial em relação a outras distribuidoras.

Sua logística se torna inteligente, ou seja, capaz de aprender com seus próprios erros e sempre melhorar. Além disso, o seu setor de entregas passa a ser orgânico, sempre alterando alguns pontos para permanecer relevante aos seus clientes, algo muito melhor do que um modelo fixo, que insiste nos erros e em processos que, claramente, não funcionam.

Como melhorar sua logística

 

Existem algumas formas de evitar que aconteçam devoluções de mercadoria, e colocá-las em prática requer muita observação e trabalho.

Com o boom do comércio online, a logística vem passando por várias transformações, e você deve ficar sempre por dentro delas para entregar o melhor serviço possível.

Por isso, consulte empresas que oferecem consultorias e softwares específicos para roteirização de cargas e gestão de motoristas. Os serviços podem ser o estabelecimento de um canal de comunicação em tempo real de vários níveis, e softwares de gestão integrados – que oferecem, inclusive, as melhores rotas para as mais variadas situações.

Boas práticas em logística contam muito para a redução de custos e a satisfação dos seus clientes. Confira esse artigo sobre o assunto que preparamos para você, e, depois, não deixe de continuar lendo o nosso blog para mais informações! Até a próxima!

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

06.09.2017
Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo. A gestão...
07.06.2017
Aumentar o número de vendas é um objetivo ligado não somente à estratégia de mercado e planejamento, mas ao perfil da equipe.
31.05.2017
Em um mercado cada dia mais global e competitivo, qualquer empresa precisa buscar aumentar sua eficiência produtiva e otimizar o tempo das suas operações. Esses objetivos são ainda mais importantes quando tratamos de atacadistas distribuidores.
Todas as novidades