menu

Gestão da informação: centralizar ações influencia no rendimento

Em: Entregas, Gestão
gestão-da-informação

Em um mercado cada dia mais global e competitivo, qualquer empresa precisa buscar aumentar sua eficiência produtiva e otimizar o tempo das suas operações. Esses objetivos são ainda mais importantes quando tratamos de atacadistas distribuidores.

A logística é uma área em que um alto fluxo de informações circula diariamente, portanto, é preciso saber como melhor gerenciá-las para aumentar a produtividade e garantir a satisfação do cliente. E o caminho para isso passa pela gestão da informação.

Mas afinal, o que é gestão da informação e como é possível centralizar as atividades logísticas para melhorar o rendimento na empresa? Acompanhe.

O que é gestão da informação e como ela ajuda o processo logístico?

A gestão da informação é um processo composto pela busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação das informações cruciais para o desenvolvimento do negócio.

O objetivo é fazer com que esses dados cheguem às pessoas certas, no momento certo, para manter o fluxo contínuo dos processos logísticos. E para que você saiba os benefícios de implementar a gestão da informação na distribuidora, separamos, abaixo, as principais vantagens que ela traz:

Conexão das informações em um só sistema

Não é segredo que a tecnologia é essencial para o gerenciamento logístico. Atualmente, contar com um software ERP é premissa básica para qualquer distribuidora que queira ter sucesso no mercado.

Contudo, com a variedade de sistemas disponíveis e o aumento da quantidade de dados sendo gerados com a popularização do uso da web, antes de usar uma ferramenta, é preciso pensar na conexão das informações que passarão por ela e na escalabilidade do sistema.

Isso porque com o crescimento do negócio e o aumento no número de vendas, gerenciar todos os pedidos se torna algo delicado. Com a gestão da informação na logística, é possível acompanhar as etapas do processo como um todo, aumentando seu alcance de entrega, oferecendo melhores opções de frete e, por consequência, otimizando sua taxa de conversão.

Padronização dos dados para eliminação de erros

Um grande problema desse mundo superconectado é que os dados e informações chegam à empresa em diversos formatos. Por exemplo, sem uma ordem de serviço padronizada, vendedores não terão um guia do que devem passar de informação do cliente à gestão operacional para que o serviço seja feito da melhor maneira.

Por isso, é preciso pensar não só em como os dados serão centralizados em um mesmo sistema dentro da empresa, mas também em padronizar a forma como eles serão inseridos nele. Dessa forma, a gestão da informação permite reduzir a possibilidade de erros e garantir a continuidade dos processos na empresa.

Integração de sistemas paralelos para centralização das ações

A gestão da informação busca conectar todas as ferramentas paralelas ao sistema de gestão ERP da distribuidora. Por exemplo, os dados do seu sistema de força de vendas serão conectados automaticamente ao ERP.

Isso elimina problemas como dados divergentes, inserção manual das informações dos pedidos, além de permitir que relatórios e métricas sejam emitidos de maneira mais intuitiva e com melhor visualização para que gestores e líderes tomem decisões bem embasadas.

Agiliza a comunicação dentro da empresa

A satisfação do cliente de um atacado distribuidor está, em grande parte, relacionada a quão rápido ele é atendido. Por isso, tempo é tudo dentro dos processos logísticos, principalmente quando falamos na comunicação dentro da empresa.

A gestão da informação permite que dados e informações circulem dentro da organização de maneira rápida e otimizada. Nada de pedidos parados porque não chegaram aos responsáveis por seu faturamento. O fluxo de informação, nesse caso, passa a ser contínuo – e qualquer erro fica facilmente visível para que seja remediado.

É importante ter em mente que a gestão da informação interfere diretamente nos resultados da empresa. Por isso, contar com bons parceiros e tecnologias ajuda a garantir o fluxo contínuo de dados e informações precisas.

Curtiu nosso post? Continue ligado para mais conteúdo sobre como podemos ajudar a otimizar a gestão da informação na sua distribuidora!

Inscrição na lista de tramissão do WhatsApp da Máxima Sistemas

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

27.09.2017
A gestão de frotas de caminhões em um atacado distribuidor apresenta um conjunto único de desafios.
20.09.2017
A movimentação de cargas é um ponto muito sensível de todo atacado distribuidor.
19.07.2017
É comum encontrar problemas com as entregas quando analisamos a logística de distribuição das empresas.
Todas as novidades