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5 práticas para otimizar a logística de entrega e fidelizar clientes

Em: Entregas
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Você já colocou na ponta do lápis tudo que gasta com marketing e publicidade para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos? Se sim, com certeza percebeu que fidelizar é mais barato do que fechar novas vendas.

Segundo Phillip Kotler, renomado teórico de marketing, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Em um mercado competitivo como o que temos hoje, manter seus clientes fiéis é essencial para aumentar a receita no seu atacado distribuidor. Afinal, eles não só continuam retornando para novos negócios, como trazem novos clientes ao espalhar a experiência positiva que tiveram com os seus serviços.

Pensando nisso, separamos, abaixo, 5 práticas da logística de entrega para otimizar os trabalhos e fidelizar clientes! Acompanhe.

1. Controle o estoque e mantenha os produtos sempre disponíveis

 

Se um cliente chega até você precisando de um produto que não está disponível, é bem capaz que ele vá procurá-lo em algum dos seus concorrentes.

Para evitar isso, é preciso fazer um excelente controle de estoque. Você pode utilizar softwares que permitem acompanhar de perto o fluxo de entrada e saídas e que consideram um estoque mínimo para cada item, acionando um alerta para novos pedidos quando algum dos produtos entrar na faixa de emergência.

2. Fique de olho em avarias e garanta produtos sempre intactos

 

Quando um cliente faz um pedido, ele espera receber seus produtos inteiros e sem defeitos. Entregar um material com avarias, mesmo que você corrija o erro imediatamente, não passa uma boa imagem do seu atacado distribuidor.

Por isso, na hora de armazenar e transportar os materiais, é preciso todo o cuidado. Observe as especificidades de cada item, garantindo que sejam manuseados da maneira correta durante a logística de entrega.

3. Faça o planejamento de rotas e evite atrasos

 

Antes de informar o prazo de entrega para qualquer produto, garanta que seja possível atendê-lo. Atrasos não são toleráveis, e é melhor que você combine com o cliente um prazo maior, deixando-o ciente do tempo real de entrega, do que prometer a entrega em tempo recorde para fechar a venda e não conseguir cumprir.

Contar com um software para planejamento das demandas, cálculo de rotas e do tempo de entrega pode ser um grande diferencial nesse momento. Assim, você terá em mãos todas as informações necessárias para não fazer promessas irreais e gerar desconforto no consumidor.

4. Aposte na logística reversa

 

Mesmo com todo cuidado do mundo, ainda existe a possibilidade de erros e imprevistos dentro da logística de entrega. Uma mercadoria pode ir parar no cliente errado, da mesma forma que ele pode querer trocar algo que pediu por diversos motivos. Sendo assim, você deve estar preparado para esse tipo de situação.

A logística reversa, ou logística de devolução, é fundamental para assegurar a satisfação do cliente no caso de problemas. Faça todo o planejamento e cálculos necessários para entender a viabilidade desse processo, e se preocupe em deixar claro para seus clientes as condições em que a devolução será aceita e como fazê-la.

5. Invista no treinamento da sua equipe para atender bem

 

Um dos pontos-chave para a fidelização é atender bem. Um bom atendimento é o que fica marcado no cliente, antes mesmo de ele atestar a qualidade e a conformidade da entrega.

Por isso, invista na capacitação da sua equipe e a treine para ser cordial e nunca deixar o cliente esperando atendimento. Não só de entrega de produtos se faz o atacado distribuidor – também é preciso pensar em toda a experiência do consumidor se quiser fidelizá-lo.

A logística de entrega é um momento decisivo na construção dessa experiência. Quando bem feita, ela gera confiança no consumidor, que vai querer voltar para fechar novos negócios.

Responsável por até 12% dos custos das empresas brasileiras, segundo a Fundação Dom Cabral, uma gestão de logística bem-sucedida pode ser a chave para a fidelização e para o aumento da sua receita.

E então, quer continuar aprendendo a otimizar sua logística de entrega? Leia, também, nosso post sobre os 6 erros que a tecnologia ajuda a evitar nos seus processos de distribuição e até a próxima. 

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