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3 dicas de metas e ações para os promotores no PDV

Em: Promoção de Vendas
Ações para os promotores no PDV

Todo cliente algum um dia já foi conquistado por uma demonstração ou um brinde promocional de um produto novo. Essas ações estratégicas de divulgação são realizadas por promotores no PDV. A iniciativa pode levar a um aumento de vendas imediato ou ter como objetivo inicial oferecer mais informações sobre um determinado produto.

Entre as ações para os promotores no ponto de venda a serem feitas, estão: gerenciar as mercadorias disponíveis no estoque e nas gôndolas e apoiar sua reposição, negociar pontos de destaque dentro do PDV e apoiar os vendedores da loja para aumentar as vendas dos produtos trabalhados.

Além de atrair a atenção do consumidor por meio de promoções da marca, é papel do promotor também sanar dúvidas técnicas e promover degustações ou demonstrações quando perceber que o consumidor ainda não está totalmente convencido para levar a mercadoria. É o promotor também que vai avaliar o andamento das atividades executadas no PDV. Ele fica responsável por realizar pesquisas de preços e reportar as ações estratégicas da concorrência para a gestão de trade marketing da empresa.

Ufa! São tantas ações para os promotores no PDV, que não é à toa que o profissional pode ficar indeciso sobre qual atividade realizar primeiro. Para que o trabalho no PDV seja o mais produtivo possível, a equipe de campo deve conhecer exatamente o que gestor comercial espera dela.

Assim, é importante que a equipe saiba claramente quais atividades devem ser executadas em suas visitas, bem como a ordem de realização para cada uma delas. Confira agora como o gestor de trade pode estabelecer uma rotina organizada e produtiva para seu time de promotores.

Três dicas para a sua equipe de campo ser mais eficiente no PDV!

 

1)Faça um roteiro diário para a sua equipe

É importante que antes de sair para o expediente cada integrante da sua equipe tenha um roteiro de quais PDVs serão visitados no dia, por ordem de endereço, indo do mais próximo para o mais distante. Com um roteiro previamente estabelecido em mãos, o promotor ganha produtividade e reduz custos com deslocamento, pois perde menos tempo no trânsito.

2) Crie uma lista de tarefas para cada membro

Cada promotor deve ter uma lista de tarefas que devem ser realizadas no PDV, como um check list, já na ordem que devem ser executadas. Assim, quando ele chegar na loja, poderá consultar a lista e verificar se tudo foi concluído. Dessa forma, evita-se o retrabalho, pois não há o risco de esquecer de realizar alguma atividade que poderia melhorar a promoção de um produto da marca no PDV.

3) Inove a rotina da sua equipe com tecnologia

Com a ajuda de um smartphone ou tablet, cada integrante da equipe de campo pode receber o roteiro de visitas e a lista de atividades de forma online, bem como os formulários das pesquisas que precisa realizar. Todas as informações são lançadas diretamente no sistema, evitando a perda dos dados. Além disso, o time pode enviar para o gestor, em tempo real, fotos e vídeos sobre o PDV em que está, reportando informações relevantes, como as promoções desenvolvidas pelo concorrente ou a repercussão de uma campanha. Do outro lado, o gestor de trade acompanha o desempenho da equipe por meio de um dashboard e pode tomar ações preventivas e corretivas avaliando sua performance. 

Uma solução tecnológica, como o maxPromotor, auxilia o gestor comercial a organizar todas as atividades do time e ainda permite sua interação com a equipe em tempo real. Assim, o processo ganha agilidade, refletindo em produtividade e aumento das vendas no PDV, pois o gestor sempre pode agir de forma assertiva.

Se a sua equipe de campo ainda não possui apoio de uma tecnologia, está na hora de repensar a execução para aumentar as vendas! Para demandas de monitoramento dos promotores, posicionamento em tempo real via GPS, gestão da execução no PDV, conferência de preços, estoque e ações promocionais e leitura de espaço em gôndola, converse com um de nossos especialistas e veja como aumentar a produtividade da sua equipe de trade.


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