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4 dicas para bater suas metas de vendas no atacado distribuidor

Em: Gestão, Vendas
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Sua equipe de vendas apresenta os resultados esperados com frequência? Caso não apresente, você pode se deparar com um aumento de pressão sobre a equipe, horas extras de trabalho, desgaste emocional e físico atingindo a produtividade e, consequentemente a qualidade do trabalho, não é mesmo?

Quando o mês termina, o gestor analisa os resultados do período e constata que as metas de vendas não foram atingidas, promete alterá-las e motivar a equipe para conquistar um resultado diferente no próximo período. Mas com a lembrança da frustração ocorrida, o time comercial pode enxergar o mês seguinte mais desafiador do que ele realmente é!

Confira quatro dicas que irão ajudar o seu time de vendas a bater suas metas de vendas (de uma vez por todas) no fim dos mês!

 

1) Transforme sua equipe de vendas em verdadeiros consultores

Mais do que vender, o gestor comercial quer ter clientes satisfeitos, que recomendem seu atacado distribuidor para outras pessoas e voltem a comprar na primeira oportunidade que tiverem, certo? Em meio a tantas metas de vendas para cumprir, muitas vezes, os representantes comerciais (RCAs) se perdem e acabam oferecendo todos os produtos para todos os clientes, de forma massiva e nada organizada.

Uma forma de aumentar as vendas no atacado distribuidor é agir como verdadeiros consultores para cada cliente, e potencial cliente atendido, dando dicas de usabilidade, melhores práticas, mostrando prós e contras, segmentando os produtos, de acordo com o perfil do cliente, realmente ajudando os clientes a decidirem por si mesmos.

2) Incentive a destacarem as diferenças entre preço e valor

O preço de um produto representa o gasto financeiro para quem irá comprá-lo. O valor vai além, porque mostra as particularidades, benefícios, ganhos e os diferenciais competitivos entre aquele produto e o produto da concorrência.

Quando o representante comercial responde de maneira rápida e precisa as dúvidas do potencial cliente, realizando a venda consultiva, a confiança aumenta, fortalece o relacionamento, isto porque ele percebe que o interlocutor sabe exatamente do que está falando. Quando o vendedor mostra segurança e conhecimento sobre o que oferece, ele passa confiança e credibilidade ao cliente. Consequentemente, as vendas dele aumentam.

3) Encoraje à relação duradoura entre representantes e clientes

Uma vez que um atacadista distribuidor conquistou uma conta, ele precisa fazer um follow up constante para que esse relacionamento seja mantido o maior tempo possível e gere novas vendas no futuro. Para isso acontecer, é necessário que o acompanhamento seja constante em todos os processos da venda. Na prospecção, por exemplo, o representante pode enviar uma apresentação da empresa para esclarecer as principais dúvidas. Depois do envio da apresentação, fazer um convite para um café e realizar todos os esclarecimento sobre os seus produtos, é uma ação estratégica.

Responder qualquer solicitação do cliente em menos de 24 horas também é uma atitude que demonstra confiança. Depois da entrega do mix de produtos o vendedor pode entrar em contato para saber se a mercadoria foi entregue no endereço correto. Sempre, após a venda, o representante precisa agradecer a preferência e se fazer presente para ajudar o cliente em qualquer problema que ele tiver, mostrando interesse também pelo seu negócio.

4) Invista em tecnologia para te ajudar nas vendas

Hoje existem no mercado soluções de gestão de vendas envolvendo os pedidos e análise de resultados que foram desenvolvidos para fazer com que cada uma das etapas que envolvem uma venda no setor atacadista distribuidor sejam realizadas de maneira rápida e eficiente.

Com design intuitivo, as soluções tecnológicas apresentam diversas funcionalidades para a sua força de vendas, tornam o trabalho mais simples, produtivo e inspirador para o time comercial. Investir em tecnologia é ganhar em assertividade, produtividade e bons negócios para o seu atacado distribuidor!

Todas essas dicas realizadas por uma equipe comercial motivada é garantia de sucesso de vendas! Mesmo que a concorrência apresente preços mais baixos, isto pode ser revertido. A partir do uso de tecnologia para apoiar a área comercial, os seus representantes terão a capacidade de estabelecer uma relação de confiança e fidelidade com os clientes, fortalecendo a competitividade do seu negócio.

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