menu

Movimentação de Cargas: como sistematizar buscando a melhora

Em: Entregas
movimentacao-de-cargas

A movimentação de cargas é um ponto muito sensível de todo atacado distribuidor.

Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo.

Quando feita corretamente, ela se torna um fator de grande relevância na economia de custos, permite maior sucesso nas entregas e ainda garante a simplificação de processos de uma forma eficiente e segura.

Por isso, o artigo de hoje trata da importância de realizar um trabalho adequado de movimentação de cargas e mostra quais são os principais prejuízos evitados quando um bom trabalho de logística é realizado. Acompanhe.

O impacto da movimentação de cargas no seu negócio

 

Hoje em dia, a movimentação de cargas é uma crescente preocupação do mercado logístico brasileiro, que já percebe os grandes benefícios que um trabalho bem realizado nessa área pode trazer para os negócios.

A eficiência na movimentação de cargas garante que o seu negócio mantenha a reputação com os seus clientes já fidelizados e atrai uma clientela ainda maior, interessada no seu diferencial: a logística competente e que não atrasa.

Investir em melhorias na movimentação de cargas e na sua integração através de sistemas e canais de comunicação em tempo real garante que você se mantenha sempre em um ótimo patamar no mercado e, também, possibilita uma grande economia para atacadistas distribuidores.

Problemas que a gestão de movimentação de cargas resolve

 

Entregas em endereço errado, rotas que gastam muito combustível, atrasos na entrega e danos estruturais ao produto são prejuízos que você pode enfrentar se não realizar uma grande sistematização da sua movimentação de cargas.

Neste tópico, vamos explorar alguns desses problemas e mostrar como uma gestão eficiente em movimentação de cargas vai lhe ajudar a saná-los.

Rotas não otimizadas

 

Às vezes, as entregas podem atrasar simplesmente porque, durante o caminho, algum engarrafamento tomou muito tempo do motorista.

Esse problema pode ser facilmente resolvido com soluções simples dentro da gestão de movimentação de cargas. Algumas empresas já trabalham com softwares que guiam o motorista pela melhor rota de entrega possível, evitando áreas de grande concentração de veículos e reajustando seu trajeto em casos de imprevistos.

Esse controle de rotas é fundamental para uma otimização da movimentação de cargas, já que você consegue entregar tudo em tempo e ainda economiza combustível ao escolher a rota mais curta para o seu destino.

Falta de monitoramento das entregas

 

Outro grande problema causado pela má gestão em movimentação de cargas é a falta de comunicação eficiente entre os entregadores e os supervisores de estoque.

É importante que todo o setor de entregas funcione em conjunto, para que as rotas sejam respeitadas de acordo com os conhecimentos do supervisor, que sabe quais são as mais críticas e as que podem esperar um pouco mais.

É necessário um canal de comunicação com os motoristas e um sistema que permita o acompanhamento das entregas para que você saiba exatamente onde eles foram e irão a seguir. Com isso, é possível estimar para o cliente com a maior exatidão possível quando a entrega será realizada.

Depreciação da carga

 

Quando se trabalha com a entrega de produtos perecíveis, é importante atentar para a sua natureza na hora da entrega.

Por isso, a movimentação de cargas deterioráveis deve ser absolutamente roteirizada, com um planejamento que priorize, sempre, a entrega de produtos perecíveis e que seja inteligente, ou seja, capaz de lidar com os prazos ao mesmo tempo em que leva a depreciação da carga em consideração.

Já existem sistemas capazes de realizar essa roteirização, dando estimativas de tempo de entrega e até de descarga, para que você possa controlar minuciosamente seus prazos e o de expiração da mercadoria.

Integrar para melhorar

 

A integração de várias ações e métodos em sistemas digitais é a grande aposta para o futuro da movimentação de cargas.

Hoje em dia, saber tudo o que se passa nas suas rotas é fundamental para a elaboração de estratégias cada vez melhores e para oferecer suporte em tempo real. É assim que os atrasos desaparecem e as dificuldades de organização e de pessoal são sanadas.

Portanto, procure empresas da área e conheça as soluções que estão sendo apresentadas para maximizar o seu retorno sobre o investimento.

Venha conhecer as soluções da Máxima! E para mais informações sobre gerenciamento de entregas, não deixe de acessar o nosso blog!

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

27.09.2017
A gestão de frotas de caminhões em um atacado distribuidor apresenta um conjunto único de desafios.
19.07.2017
É comum encontrar problemas com as entregas quando analisamos a logística de distribuição das empresas.
05.07.2017
As filas no trânsito são um grande problema da logística de distribuição atual e no controle de entregas. Qualquer motorista está sujeito a enfrentar engarrafamentos, seja na estrada, devido a falhas de infraestrutura, ou no momento de realizar a entrega para o...
Todas as novidades