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O Grupo RM investe em mobilidade para potencializar a sua força de vendas

Em: Cases de Sucesso
Logistica

Ferramentas da Máxima Sistemas apoiam vendedores no cadastro de pedidos e gerenciamento da carteira de clientes em tempo real por meio de tablets e smartphones

Dominando 80% dos pontos comerciais da Paraíba, em relação ao fornecimento de produtos das marcas Bunge e Nestlé, o Grupo RM é uma distribuidora que atua há 15 anos no mercado e sempre busca a inovação. A empresa possui um moderno centro de distribuição que abriga mais de 20 mil itens prontos para serem negocia- dos a sua base de cinco mil clientes, com- posta por hotéis, restaurantes, padarias e até hospitais.

Por negociar com compradores de mercados distintos, a ação de vendas dos 90 consultores externos do grupo, precisa ser assertiva e deter processos bem definidos, o que demanda a capacitação constante a funcionários e o apoio de ferramentas tecnológicas facilitadoras para ofertar os produtos e os serviços que correspondam ao que o cliente quer e precisa. Para atender suas necessidades, a empresa conta com o apoio da Máxima Sistemas, companhia focada em tecnologias móveis para a gestão e o desenvolvimento da força de vendas em multiplataformas.

Embarcadas em tablets e smartphones, as soluções da Máxima Sistemas permitem que os vendedores cadastrem pedidos e gerenciem a carteira de clientes em tempo real com informações que amparam a equipe de maneira integrada, sem deixar de atender à peculiaridade de cada comprador. A ferramenta Pedido de Venda exemplifica bem a forma com o Grupo RM opera no mercado. A solução fornece todos os subsídios necessários enquanto o vendedor está em visita externa, como o histórico de compras, os produtos mais vendidos, as datas das transações e as pendências financeiras do cliente.

No quesito agilidade, a empresa observa que é o fato da solução ser integrada ao WinThor, software de gestão empresarial da PC Sistemas, parceira da Máxima. Juntas, as tecnologias ao Grupo RM processos delineados de acordo com o que fora apurado pelo sistema de gestão.

“Uma venda efetivada às 11h da manhã, por exemplo, é informada automaticamente via Pedido de Venda ao ERP (Enterprise Resource Planning), que já inicia a expedição do produto para a emissão da nota fiscal e a entrega da mercadoria no dia seguinte”, explica Paulo Almeida, gerente de TI do Grupo RM.

Com isso, a empresa ganhou um diferencial competitivo no poder de negociação dos seus vendedores, pois o dispositivo móvel dos profissionais contém as suas metas, carteira de clientes por região e a sua evolução diária, com o demonstrativo do quanto falta para atingir a quota de vendas mensais. Tudo para que o colaborador possa atuar da forma mais efetiva na consolidação das suas vendas.

Já o recurso Portal Executivo, sistema online de gestão da força de vendas em tempo real, possibilita ao coordenador in- terno das equipes uma visão geral e analítica de cada vendedor, detalhando todas as informações do que foi realizado, ou não. “Isso permite ao gerente atuar de maneira mais próxima com o seu time externo, e, após detectar o que, de fato, ocasionou redução nas vendas, focar um apoio maior a determinado vendedor”, ressalta Almeida.

Wagner Patrus, presidente da Máxima Sistemas, aponta que parceria “criou uma base sólida de informações ao Grupo, na qual possibilitou o aumento gradativo e sustentável de produtividade da equipe de vendas”, finaliza.

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