menu

O que uma boa ferramenta de gestão de entregas para o atacado distribuidor não pode deixar de ter?

Em: Entregas
O-que-uma-boa-ferramenta-de-gestao-de-entregas-para-o-atacado-distribuidor-nao-pode-deixar-de-ter

Agora que você já sabe que adotar um software para entregas é imprescindível como parte da estratégia de obter mais controle e reduzir custos para o seu distribuidor, precisa tomar alguns cuidados na escolha da ferramenta ideal. 

Sistemas que oferecem muitos recursos, alto controle dos processos de entrega e grande capacidade para gerar resultados consistentes são considerados um diferencial competitivo, ainda mais na área de logística tão fundamental para o setor atacadista distribuidor. Pensando nisso, este artigo vai listar as funcionalidades que um software para entregas precisa oferecer para você avaliar no momento da escolha.

Confira o que uma boa solução de gestão de entregas para o atacado distribuidor não pode deixar de ter:

 

1) Informações detalhadas de todas as cargas a serem entregues por veículo

O gestor pode acompanhar, em tempo real, o status das entregas por motorista. No painel da solução deve ser possível visualizar se a entrega está pendente (o entregador ainda não chegou no cliente), se o check-in foi efetuado (entregador está no cliente esperando descarregar o caminhão) e se a mercadoria foi entregue (caminhão devidamente descarregado). Com esse controle sabe-se quantos clientes o entregador já visitou, quantos faltam visitar e onde ele está no momento. Caso aconteça algum imprevisto no trajeto, o gestor tem condições de tomar medidas imediatas para contornar a questão e evitar atrasos ou reduzir o impacto negativo para os clientes seguintes.

2) Acompanhamento do tempo por etapa da entrega

O sistema ideal também permite acompanhar quanto tempo o motorista gasta desde a saída do armazém, até chegar no cliente, descarregar o caminhão e sair para a próxima entrega. Esse acompanhamento permite detectar ineficiências no processo logístico, como o tempo parado no trânsito ou esperando para descarregar o caminhão, por exemplo. Com essa informação, o gestor pode pensar em alternativas para mudar de rota ou negociar melhores horários para entregar em determinados clientes. Além disso, o acumulado dos dados gera um histórico para análise que ajuda a desenhar estratégias mais assertivas de entrega. 

3) Devoluções imediatas de mercadorias

Esse é um diferencial muito importante que a a solução de gestão de entrega precisa garantir: devolução de mercadorias para o próprio entregador!
Se por acaso houver alguma devolução de mercadoria por avaria ou entrega indevida, o entregador precisa conseguir informar pelo aplicativo a quantidade dos produtos devolvidos e seus respectivos motivos podendo levar as mercadorias embora no ato. Assim, o gestor sabe imediatamente o motivo da devolução e pode programar uma nova entrega e ainda reduzir o custo com novos fretes para retirada da mercadoria a ser devolvida.

4) Relatórios gerenciais sobre as entregas e performance dos motoristas

Com o melhor sistema de gestão para entregas é possível emitir relatórios para saber quanto tempo cada motorista circulou no dia, semana, mês e também o tempo de parada em cada cliente. Dessa forma, o gestor pode ver qual o tempo médio que cada motorista precisa para realizar as entregas, avaliando a produtividade de cada um. Se for preciso, pode-se realizar um treinamento com eles tendo em vista uma maior agilidade nas operações. 

5) Visualização das contas a receber de cada cliente

A tecnologia também deve permitir que o próprio entregador possa receber os títulos em aberto do cliente (inclusive referente à entrega atual). Por meio do aplicativo acessado em um tablet ou smartphone, ele pode ver informações como valor e vencimento. Ao receber o pagamento ele também pode informa o lançamento de recebimentos, facilitando e agilizando os pagamentos.

6) Armazenamento de comprovantes de entregas e notas fiscais

A solução ideal ainda deve permitir salvar as notas fiscais das entregas. Após o entregador descarregar o caminhão, ele visualiza a nota fiscal no aplicativo e já registra a entrega dos itens. Em seguida, tira uma foto do canhoto assinado para comprovar a entrega. Dessa forma, não há perda ou erros de informação, garantindo agilidade no processo. 

7) Sistema de entrega integrado ao WinThor

No segmento atacadista distribuidor é relevante saber qual software para entregas é conectado ao ERP WinThor. O maxMove Entrega da Máxima Sistemas é totalmente integrado com essa solução especializada no segmento.

Ao escolher a sua solução de gestão de entregas, opte pelo sistema que conhece os desafios do atacadista distribuidor e que supera as expectativas do gestor comercial, em busca de excelência nos processos internos para redução de custo e melhor performance de vendas.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

25.10.2017
O mercado de distribuição logística de suprimentos está orientado a dados. Essa é uma tendência muito ligada à tecnologia, cada dia mais disponível e fácil de implementar. É aí que os KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, em bom português, entram em cena - e é sobre eles que...
11.10.2017
Quando se trata de gestão de custos logísticos, é muito importante ter em mente que 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é consumido com a logística, segundo levantamento divulgado pela
27.09.2017
A gestão de frotas de caminhões em um atacado distribuidor apresenta um conjunto único de desafios.
Todas as novidades