menu

4 palavras evasivas que todo vendedor deveria evitar

Em: Vendas
palavras-evasivas-usadas-pelo-vendedor

A profissão de representante comercial muitas das vezes é associada negativamente a alguém que tenta levar vantagem sobre tudo, ganhar negociações a qualquer custo e ludibriar seus clientes. Não importa o quanto o vendedor se preparou para uma apresentação comercial da empresa ou para uma negociação, algumas palavras evasivas e frases podem soar como enrolação para o ouvinte.

Listamos algumas dessas sentenças evasivas usadas para legitimar algo do qual não temos muita certeza e que devem ser retiradas já do discurso de seus vendedores.

1) “Pesquisas apontam…” / “Segundo especialistas…”

Muito usadas para validar algo como uma funcionalidade de algum produto mesmo sem ter uma fonte precisa para referência. Se o vendedor deseja ser persuasivo e convincente ele deve citar sua fonte, e não remeter a uma referência sem nome e imprecisa que apenas levantará suspeitas.

2) “Bem…”

Se algum cliente ou prospect lhe pergunta algo, dê a eles respostas diretas. Quando você inicia a sua resposta com “bem”, que é associada a equívoco, você aparenta insegurança e sua explicação perde força automaticamente.

3) “Possivelmente” / “Provavelmente”

Mesmo os vendedores mais experientes não conhecem todos os itens de seu mix, pois novos lançamentos são feitos pela indústria a todo momento. Quando um cliente pergunta algo específico, algo com o qual o representante nunca cruzou antes, a melhor alternativa é ser sincero e dizer que ele não sabe a resposta e explicar o porque de não conseguir sanar a dúvida naquele instante. Isso pode ser prosseguido de sua opinião ou previsão, mas sempre afirmando que gostaria de confirmar a informação antes de dar a resposta como definitiva.

4) “Alguns” / “Muitos”

Essas palavras devem ser evitadas porque levantam mais dúvidas do que as respondem. Dar uma referência de alguém que já vai comprando determinado item ou mix de produtos é importante em uma negociação, então ao invés de dizer “muitos de meus outros clientes compram o produto X”, a melhor alternativa é dizer o porquê eles fazem isso, qual o resultado de vendas eles vêm obtendo e como essa outra empresa conecta com o cliente com qual o vendedor está negociando naquela hora (mesmo segmento ou região de cobertura, por exemplo).

Contextualizar o máximo possível em suas frases e fornecer informações sem rodeios pode beneficiar a qualidade do relacionamento com a carteira de clientes, dando a eles sempre uma tratativa direta e focada no que é melhor para a sua satisfação. Seguindo essas estratégias, os clientes se manterão fiéis e continuarão voltando para realizar mais compras.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

13.09.2017
As lojas de hoje prepararam o cenário para uma experiência de compra cuidadosamente refinada, projetada para estimular partes do cérebro do cliente, de forma que ele compre bens ou serviços.
06.09.2017
Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo. A gestão...
02.08.2017
Quem lida com vendas precisa ficar com um olho na equipe e outro no mercado. (m...
Todas as novidades