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Pedido de venda: como definir metas para o time comercial

Em: Vendas
blog-23-02-17

Segundo dados da Fecomércio, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou em janeiro de 2017 a sétima alta consecutiva, alcançando os 75,9 pontos, o maior patamar desde junho de 2015. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), exibiu um crescimento de 25,7% em relação a janeiro de 2016. Esses números certamente devem trazer impactos para toda a cadeia de distribuição, o que pode representar oportunidades para aumentar a emissão dos pedido de vendas na sua empresa!

Diante disso, fica claro que ajustar as metas de vendas é crucial para movimentar o time e aproveitar todo sinal de aquecimento da economia. Contudo, para bons resultados, não basta apenas contratar ótimos vendedores e esperar que façam milagres. Por conta desses desafios é que há necessidade de o gestor adotar novas estratégias de negócio para ter resultados satisfatórios e superar o mercado. Você já parou para pensar, por exemplo, em uma forma simples e eficiente de fazer o acompanhamento dos pedidos e do seu time comercial?

O acompanhamento dos pedidos de cada vendedor pode ajudar a construir metas desafiadoras e alcançáveis. Se um time quer chegar a algum lugar precisa ter metas claras e bem definidas. Mas não adianta traçar metas altas se a empresa não está preparada. Para ser preciso, é necessário conter todas as informações sobre produtos, serviço, entrega, vendedor e por período. Só assim será possível manter o total controle e tornar o serviço ainda mais produtivo.

Por que o acompanhamento da emissão dos pedidos de venda ajuda na construção de metas inteligentes?


Analise sua equipe: o quanto você consegue gerar de vendas com o time que tem? Quantos, dos potenciais clientes gerados, se transformam em vendas efetivas para a organização? Até quanto sua empresa pode faturar com o procedimento atual? Muitas empresas não conseguem mensurar os próprios resultados internos e, por isso, não aplicam metas criativas e executáveis. Conhecer o time de vendas e seus processos é essencial para traçar novos objetivos.

Em outros casos, os dados das vendas do mês são apenas discutidos em horas de reuniões de fechamento, com informações repassadas pelos próprios vendedores, e colocados em relatórios. Além de exigir tempo, esse processo dificulta ainda mais a mensuração dos resultados e a definição de novas metas, afinal, muitas informações podem ter ficado de fora das análises.

A solução é automatizar o processo como uma forma de facilitar o controle e a emissão do pedido de venda, para comparar os resultados com as metas definidas, como por exemplo:

  • Vendas

Com informações automatizadas é possível que você e seu time de vendas acompanhem o desempenho das vendas e até compararem os resultados. Os produtos vendidos se tornam informações que podem ser facilmente analisadas para orientar suas metas.

  • Produtos

O processamento rápido da quantidade de pedidos emitidos permite o comando centralizado do fluxo de informações e o acompanhamento dos produtos vendidos (ou não vendidos). Dessa forma, é possível direcionar os esforços para vendas dos produtos que estão em alta e ajustar as metas de acordo com essa realidade.

  • Tendência de vendas

Todo gestor gostaria de saber se as metas serão alcançadas. Com processo automatizado, é possível mapear a tendência de vendas, e antes mesmo de fechar o mês, saber se as metas serão alcançadas.

  • Clientes

Muitas vezes a meta de vendas pode estar diretamente ligada a emissão de pedidos de vendas de determinados clientes, e à medida que essas vendas não se concretizam, as metas podem ser comprometidas. Por isso, a verificação atualizada da emissão de pedidos de venda de cada cliente é muito importante para fechar o mês sem sustos.

A tecnologia é uma forte aliada do gerente comercial que quer ter uma visão analítica dos processos de vendas e definir metas inteligentes para sua organização. Ao contar com uma solução especializada, você dispõe de informações instantâneas (sobre venda, vendedores, representantes, clientes e pedidos, por exemplo), com indicadores de desempenho organizacional e informações sobre distribuição das vendas. Com esses dados, você pode se orientar sobre aspectos que precisam ser trabalhados para que seu time obtenha êxito na busca das metas pré-estabelecidas.

Não há como se tornar competitivo no mercado sem traçar metas que acompanhem todo crescimento da cadeia de distribuição e investir em automação de processos é imprescindível para acompanhar informações importantes do seu time de vendas e para avaliar o cumprimento de objetivos e metas destacados pela empresa.

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