menu

Como fazer um bom planejamento de rotas de entrega de produtos?

Em: Entregas
planejamento-de-rotas

O planejamento de rotas está cada vez mais incorporado ao mundo logístico, pois está diretamente ligado à maior eficiência da companhia, e permite o acompanhamento de cada um dos elementos de todo o processo, como os funcionários, veículos e a mercadoria. Ele está relacionado a fatores como a melhoria no consumo de combustível da frota, a redução dos prazos de entrega e o aumento na satisfação do cliente final.

Hoje, o processo não é restrito às indústrias ou grandes transportadoras, mas pode estar presente em uma empresa de serviços que necessite de priorização da entrega de um documento, por exemplo. Ele também pode auxiliar na eficiência da prestação do serviço de entregas profissionais na hora certa, ou seja, está envolvido em toda a cadeia de compra e venda, seja de produto ou serviço, desde que envolva algum tipo de transporte.

Como utilizar o planejamento de rotas a favor da empresa?

Para gerar uma maior eficiência no planejamento de rotas, as empresas devem contar com softwares específicos no mercado, que podem gerá-lo de forma automática ou manual.

Por meio de um planejamento, é possível, também, definir o melhor custo do transporte, a eficiência na sua operação, além de variáveis como o melhor percurso, o melhor horário para trafegar, condições das vias onde a frota irá circular, e analisar as informações sobre obras e horários de pedágio, melhorando, assim, a eficiência e garantindo que todas as entregas sejam realizadas dentro do prazo estipulado e acordado com o cliente.

Fatores como consumo de combustível e o meio ambiente também estão ligados ao planejamento de rotas, pois é possível mensurar os horários de maior pico, quando o consumo do combustível será elevado e irá liberar um número maior de poluentes, por exemplo.

Ainda relacionado ao meio ambiente, o planejamento de rotas também auxilia na diminuição do consumo de papel, pois os aplicativos já permitem que a empresa receba a assinatura referente à entrega na tela do smartphone ou tablet.

A conquista de novos clientes também é um resultado das empresas que adotam o processo, uma vez que o planejamento de rotas pode ser considerado um diferencial no mercado de prestação de serviços de transportes em relação ao atendimento ao público. Dentre as suas vantagens, destacam-se:

1 – Restrições de entregas ou horários

O planejamento informa se o cliente possui algum tipo de restrição quanto ao horário ou dias da semana para entrega, o que leva a eficiência na prestação do serviço de transporte, visando sempre a satisfação do cliente final.

Atualmente, o planejamento de rotas disponibiliza aplicativos móveis para o prestador de serviço de transporte, de forma que o cliente final obtenha informações em tempo real de onde está a sua mercadoria.

2 – Controle do tipo do veículo a ser utilizado

O planejamento de rotas também ajuda a empresa a definir qual veículo de sua frota terá a melhor eficiência na entrega, considerando, por exemplo, o peso e o volume da mercadoria.

A solução deve sempre buscar o melhor custo/benefício, também levando em conta as especificações do local da entrega ao cliente e a sua localização. As restrições estão voltadas aos grandes centros, que não permitem circulação de alguns tipos de veículos em determinados horários.

Qual a ferramenta ideal para investir?

Quando se está à procura de uma ferramenta de planejamento de rotas, é preciso conhecer cada um dos processos da empresa, além do perfil do prestador do serviço e dos clientes, de forma a ter uma visão dos setores que demandam mais atenção, permitindo, assim, uma análise mais detalhada das diversas opções do mercado.

As melhores ferramentas são aquelas que permitem que empresa parametrize as regras de acordo com o seu modelo, e que tragam conhecimento para que os gestores possam agregar valor em seu negócio.

A ideia é buscar soluções que necessitem o mínimo esforço de implantação e que, cada vez mais, entreguem valor ao seu negócio. Dessa forma, o planejamento de rotas não será apenas mais um software adquirido, mas, sim, um diferencial competitivo para apoiar a estratégia de crescimento da empresa.

E você, como faz o planejamento de rotas de sua empresa? Deixe seus comentários e até a próxima. 

Inscrição na lista de tramissão do WhatsApp da Máxima Sistemas

 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

19.07.2017
É comum encontrar problemas com as entregas quando analisamos a logística de distribuição das empresas.
05.07.2017
As filas no trânsito são um grande problema da logística de distribuição atual e no controle de entregas. Qualquer motorista está sujeito a enfrentar engarrafamentos, seja na estrada, devido a falhas de infraestrutura, ou no momento de realizar a entrega para o...
21.06.2017
O momento da entrega de um pedido é muito importante na conclusão de um atendimento de excelência. De olho na melhoria constante dessa etapa, algumas empresas têm investido na automação logística, mas será que o uso da tecnologia traz resultado?
Todas as novidades