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Seja mais estratégico: chega de relatórios que não dizem nada

Em: Gestão
Relatórios eficientes no atacado distribuidor

Planejar ações de vendas por meio de análises periódicas, ampliando o índice de acerto e corrigindo erros, é uma forma das empresas aumentarem a competitividade no mercado e não é diferente no setor atacadista distribuidor. O gestor comercial sabe que não basta apenas a sua equipe vender, é preciso planejar e monitorar suas atividades para aumentar as vendas e não perder espaço para a concorrência!

Para este objetivo ser atingido, a adoção de um controle de vendas, por meio de relatórios eficientes no atacado distribuidor para monitorar as vendas realizadas pelo time comercial se faz necessário. Esses relatórios possibilitam ao gestor comercial acompanhar os indicadores por desempenho das equipes bem como o comportamento mensal das vendas e as variações devido à sazonalidade, por exemplo. No entanto, para que se possa planejar é necessário que se disponha de relatórios de vendas eficazes, que realmente reflitam os resultados obtidos pelo time. Mas o que seria um relatório eficaz?

Um relatório eficaz é aquele que está disponível sempre quando algum integrante da equipe ou o próprio gestor comercial precisa, de fácil acesso e com as informações necessárias para serem tomadas as melhores ações estratégicas.

Confira como ter relatórios eficientes para monitorar as vendas!


1) Defina os modelos de relatórios com o time

A criação e o ajuste dos relatórios de vendas devem ser realizados com a plena participação da equipe comercial e, se necessário, com a participação de outros  departamentos do atacado distribuidor, que vão contribuir para identificar pontos relevantes que, muitas vezes, o vendedor acaba esquecendo de comentar com o cliente, mas que depois podem dificultar ações internas, como por exemplo, um desconto especial para certo mix de produtos. Assim, fica mais fácil treinar a equipe para entender e tomar atitudes que tragam novos resultados.

2) Conscientize a sua equipe comercial

Uma das funções do gestor comercial é “vender” a ideia do relatório para o time. O gestor pode fazer periodicamente reuniões de análise dos indicadores para procurar desvios e, logicamente, propor planos de ações. Outro detalhe importante é cadastrar as informações corretas no relatório. É possível conscientizar os vendedores sobre isso por meio de palestras, reuniões e exemplos reais de casos em que os dados foram preenchidos erroneamente e causaram danos à empresa, por exemplo.  

3) Automatize os relatórios de vendas

A chave é automatizar os relatórios de vendas já que pode ser um processo lento se for feito manualmente e que pode atrapalhar a produtividade da sua equipe comercial. Mesmo que o vendedor tenha uma planilha Excel como suporte se tiver que ficar copiando e colando valores para gerar um relatório, o processo se torna improdutivo e suscetível a erros. A solução é que os relatórios definidos por meio de sistemas de gestão comercial que faz esse processo automaticamente, sendo necessário apenas definir alguns parâmetros para gerar os relatórios. Hoje existem no mercado, inclusive, soluções móveis para esse fim.
 

Ao contar com relatórios eficientes no atacado distribuidor o gestor facilita sua tomada de decisão para análise de indicadores de desempenho e resultados ajudando-o a pensar estrategicamente em como aumentar as vendas e também compartilhar os sucessos com a equipe de vendas proporcionando um feedback constante.

Para saber mais, baixe nosso infográfico gratuito com as 7 estratégias para atacado distribuidor para aumentar a eficiência da equipe de vendas que irão ajudar o gestor comercial a motivar o seu time e consequentemente, aumentar o desempenho da área no atacado distribuidor!

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