menu

Roteirização de entregas: Aposte e crie diferencial competitivo!

Em: Entregas
roteirização-de-entregas

Os custos com entrega em uma distribuidora estão entre os valores mais impactantes no orçamento da empresa. Ao mesmo tempo, a gestão de entregas também pode ser considerada uma atividade-chave, pois pode ser um fator decisivo no fechamento dos negócios.

A capacidade de se entregar mais rápido e em rotas bem definidas é um diferencial impactante para a distribuidora, que pode trabalhar com preços competitivos e conquistar mais clientes. Para facilitar este processo é que entramos no conceito de roteirização de entregas.

Neste artigo, saiba como ela pode melhorar a gestão de entregas nas distribuidoras. Nós vamos abordar o conceito deste processo, quais os benefícios para o negócio e como ele pode ser aplicado diretamente em sua empresa. Boa leitura!

O que é roteirização de entregas?

A roteirização de entregas pode ser definida como um itinerário ou roteiro que tem por objetivo a redução do tempo, da distância percorrida e dos custos operacionais logísticos.

Em termos práticos, ela visa otimizar a programação das entregas, levando em consideração uma série de informações relevantes para o negócio, como os locais de destino e a distância entre cada um.

Porém, para que a rota seja ainda mais rentável, a definição de um roteiro pode levar em consideração outras informações, como quantidade e capacidade dos veículos, quantidade de pedidos e clientes mais rentáveis. Ao analisar todos esses fatores, o objetivo maior da roteirização é otimizar ao máximo o custo por entrega.

Benefícios da roteirização para um distribuidor

A redução de custos costuma ser o fator mais importante buscado pelas empresas ao investirem em soluções de roteirização de entregas. Esta redução é gerada, principalmente, pela diminuição no consumo de combustível, melhor utilização da frota e otimização da mão de obra para entrega.

Além dela, a implantação da roteirização de entregas garante mais uma série de vantagens para o negócio, como:

  • Entregas mais rápidas;
  • Diferenciação perante a concorrência;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Redução no índice de erros nas entregas;
  • Aumento da capacidade de entregas diárias sem alteração de custo;
  • Maximização da taxa de ocupação e utilização dos veículos;
  • Controle amplo do processo completo de carga e descarga;

Como fazer a roteirização de entregas

O conceito de roteirização de entregas em uma distribuidora pode ser realizado de forma manual. Porém, dependendo do volume diário, este processo, por ser trabalhoso, pode ter uma grande margem de erro, devido ao pouco tempo e volume de informações a serem analisadas.

Outra possibilidade é a utilização de uma ferramenta que automatize todo o processo de roteirização. Para que seja capaz de traçar as melhores rotas, ela deve estar diretamente integrada ao sistema de vendas da empresa, e ser capaz de analisar todos os pedidos e o estoque.

Seja de forma manual ou automatizada, o processo de roteirização, para trazer os benefícios esperados, deve passar pelas seguintes etapas:

#1 Monitoramento rigoroso dos prazos

Atrasos nas entregas estão entre as maiores causas de reclamações dos clientes. Para que isso não aconteça, o processo de roteirização deve monitorar rigorosamente os prazos que foram acordados com clientes, e garantir que estes sejam cumpridos.

#2 Controle da localização das frotas em tempo real

Saber onde cada veículo se encontra é fundamental para a programação das próximas entregas, ou até mesmo para corrigir uma possível falha. Muitas empresas, hoje, permitem o rastreamento via GPS e oferecem um relatório detalhado de todo o percurso já percorrido por cada automóvel da frota.

#3 Cálculo das rotas

Esta é uma das etapas mais difíceis ao se gerenciar a roteirização de entregas de forma manual, porém é uma das atividades mais importantes para garantir os benefícios deste processo.

Quanto maior o volume de pedidos e de veículos, e mais dispersa for a região de atuação, maiores são as complexidades no cálculo da rota. Por outro lado, quando realizado de forma assertiva, ele irá garantir as maiores reduções de custo com combustível e desgaste da frota.

Ao realizar estas 3 atividades, a empresa já passa a ter um controle mais apurado sobre suas entregas. Contudo, vale lembrar que este processo pode ser desgastante e passível de muitos erros se não for automatizado.

Use a tecnologia para ter dados assertivos das entregas

Para evitar erros, ganhar produtividade e ser mais assertiva na definição das melhores rotas de entrega, uma distribuidora pode utilizar um software de roteirização que irá automatizar todo este processo.

Além de todos os benefícios da roteirização já citados, a utilização de um software específico é capaz de automatizar, até mesmo, a gestão das ordens de serviço por parte dos entregadores, garantindo informações muito mais assertivas e em tempo real.

Tenha dados em mãos para otimizar sua gestão

Entre os maiores benefícios de automatizar o processo de roteirização de entregas está a garantia de dados atualizados e em tempo real, que oferecem informações importantes para a tomada de decisão.

Desta forma, a gestão das entregas se torna muito mais assertiva, toda a equipe ganha em produtividade e o retorno sobre o investimento acontece de forma muito mais rápida.

Quer saber mais sobre como a roteirização de entregas pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio? Fale com a Máxima Sistemas e até próxima!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

21.06.2017
O momento da entrega de um pedido é muito importante na conclusão de um atendimento de excelência. De olho na melhoria constante dessa etapa, algumas empresas têm investido na automação logística, mas será que o uso da tecnologia traz resultado?
14.06.2017
O planejamento logístico dá todo o suporte para que os processos da cadeia de suprimentos sejam eficientes de tal forma que sat...
31.05.2017
Em um mercado cada dia mais global e competitivo, qualquer empresa precisa buscar aumentar sua eficiência produtiva e otimizar o tempo das suas operações. Esses objetivos são ainda mais importantes quando tratamos de atacadistas distribuidores.
Todas as novidades