menu

Saiba como aumentar a produtividade da frota de veículos

Em: Entregas

Toda empresa que visa lucro tem como objetivo obter o melhor retorno sobre os investimentos (ROI) realizados e no setor atacadista distribuidor, isso não é diferente. Reduzir o tempo e custo das entregas de modo que elas tragam o maior ROI, é uma meta importante para a empresa. As companhias que conseguem gerir bem suas operações de entregas e eliminar gargalos são as mais bem sucedidas. 

Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, que teve por base o ano de 2015, apontou que os custos logísticos no Brasil consomem 11,73% da receita das empresas. Para o atacadista distribuidor o custo com a logística representa a maior parte das despesas! Por isso, a busca por aumentar a produtividade e reduzir os custos sem perder a eficiência e a qualidade do serviço prestado é um dos principais desafios enfrentados pelos gestores de distribuição.

Um imprevisto na estrada, seguido por longas paradas no trânsito fazem com que o motorista perca tempo e atrase todo seu roteiro, resultando em maior custo logístico para o atacadista distribuidor. Quanto mais tempo é usado no transporte, seja em deslocamento, seja parado para abastecer, ou para carga e descarga, maior o custo e menor é o tempo produtivo do entregador, que está impedido de ser utilizado em outra entrega.

E como o ditado diz “tempo é dinheiro”! Sendo assim, um controle de quanto tempo é gasto em cada entrega, inclusive em atividades não produtivas, permite tomar ações para otimizar a rotina do motorista e ter mais produtividade da frota de veículos (entregar mais pedidos, em menos tempo e com a mesma frota). Hoje você consegue identificar o tempo produtivo dos motoristas?

Por meio de um software de gestão especializado no segmento é possível fazer o acompanhamento em tempo real da entrega. Ao chegar no cliente, o entregador faz o check-in no sistema e registra o início dos trabalhos. Ele tem a opção de iniciar a descarga da mercadoria, informar recebimentos (registrando o pagamento do título no ato da entrega) e, quando terminar suas atividades no local, ele realiza o check-out. Dessa forma, é possível saber quanto tempo o motorista leva em cada cliente. Inclusive suas atividades não produtivas no período, como ficar parado na fila aguardando autorização de descarga, por exemplo.

O monitoramento das equipes e de suas rotas de trabalho, possibilita definir estratégias voltadas à performance da operação de campo de maneira inteligente e otimizar o tempo dos veículos. Identificar desvios de rota, tentativas de roubos de carga, erros de entrega, paradas não programadas e devoluções, dão ao gestor responsável a base para tomada de decisões mais assertivas.

Outra forma de monitorar o tempo de trabalho é a solução de rastreabilidade, que permite gerenciar com precisão e velocidade as rotas e a ocupação eficiente dos veículos, otimizando tempo, minimizando custos e maximizando a operação de campo. Essa tecnologia especialista serve para calcular rotas otimizadas que podem diminuir a quantidade de quilômetros percorridos e também o desgaste do caminhão e do próprio motorista.

Para ter mais precisão do tempo que cada motorista gasta em cada cliente é importante conhecer parceiros de tecnologia especializados no segmento atacadista distribuidor, que saibam quais são os seus desafios diários e que estejam constantemente buscando soluções para facilitar e melhorar os processos do setor.

Ao investir em uma solução de gerenciamento de entregas, você otimiza o tempo dos veículos, consegue aumentar a produtividade da frota e reduz o tempo e custos da entrega por cliente, rastreando tudo de forma on-line.

Assim, o acompanhamento em tempo real da entrega permite que seja feito um planejamento de transporte mais assertivo e sejam tomadas decisões para aumentar a produtividade dos veículos e planejar as rotas da melhor maneira possível para reduzir o tempo e custo da entrega!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

20.09.2017
A movimentação de cargas é um ponto muito sensível de todo atacado distribuidor.
19.07.2017
É comum encontrar problemas com as entregas quando analisamos a logística de distribuição das empresas.
05.07.2017
As filas no trânsito são um grande problema da logística de distribuição atual e no controle de entregas. Qualquer motorista está sujeito a enfrentar engarrafamentos, seja na estrada, devido a falhas de infraestrutura, ou no momento de realizar a entrega para o...
Todas as novidades