menu

10 motivos para contratar um sistema de controle de vendas para a distribuidora

Em: Gestão, Vendas
sistema-de-controle-de-vendas

O cenário do setor atacadista distribuidor vive um momento estável. Apesar de ter registrado um aumento de 6,47% no faturamento em 2016, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), o fato é que o empresário precisa ficar atento.

Isso por que o panorama econômico nacional, com seus altos e baixos, pode impactar negativamente o desempenho da distribuidora. Por esse motivo, é importante saber como intensificar as vendas para que essas variações não sejam prejudiciais.

Uma das saídas encontradas pelos gestores de distribuidoras é o uso de um sistema de controle de vendas. Dessa maneira, é possível obter ótimos resultados sem que haja a necessidade de aumentar a equipe.

Confira a lista que preparamos com os 10 motivos para você contratar um sistema de controle de vendas e veja como essa ferramenta garantirá o sucesso da sua empresa.

1. Maior atenção ao cliente

A principal característica dos clientes modernos é o alto grau de exigência. Por isso, não basta oferecer os melhores preços, você também tem que atendê-los de uma maneira personalizada, fazendo com que eles se sintam únicos para sua empresa.

Por essa razão, utilizar uma ferramenta que reúna todas as informações do seu público permite que você se concentre em cada atendimento com segurança e exatidão.

2. Redução de erros de atendimento

Suponha que um cliente de longa data tenha pedido para fechar um pedido com a mesma quantidade da última compra e que você tenha tentado se lembrar de cabeça o número, mas a entregue fora feita com trinta unidades a menos. Qual seria a reação dele ao receber a carga?

Esse tipo de falha pode ser evitado com o uso de um sistema de controle de vendas. Com ele, você tem acesso ao histórico do cliente atualizado e sempre disponível.

3. Mais produtividade da equipe de vendas

Se informação é poder, então, acessá-la quando e onde quiser é sinônimo de capacidade redobrada.

Com um controle de vendas, sua equipe terá acesso facilitado às especificidades de cada produto. Esses dados são fundamentais para que os vendedores sejam mais persuasivos e produtivos.

4. Com maior economia de tempo, existe redução de custos operacionais

Na correria do dia a dia, fica difícil perceber o quanto de tempo é perdido com coisas que, no final das contas, não são essenciais para o bom funcionamento da empresa, como, por exemplo, imprimir cada orçamento enviado, o que gera custos com papel e tinta, além de ocupar muito espaço no almoxarifado. Para evitar gastos desnecessários e perda de tempo com processos manuais, é só apostar na tecnologia dos sistemas de controle de vendas. Assim, você otimiza tempo e dinheiro.

5. Análise de dados concretos para tomada de decisão

São muitos os fatores que influenciam no sucesso de uma distribuidora. Dentre eles, a análise de dados é um dos mais importantes para pavimentar um caminho tranquilo e estável no mercado.

Além de aumentar a segurança na tomada de decisão, a avaliação de dados estratégicos, com a abrangência que um sistema de controle de vendas oferece, cria uma prática de crescimento para a empresa.

6. Possibilidade de planejamento de vendas em médio e longo prazo

Já imaginou ficar meses sem saber se seus clientes vão fechar negócio ou não? Em tempos de instabilidade no mercado, é fundamental fazer um levantamento do quanto você consegue vender em seis meses, por exemplo, para ter uma média de quanto poderá faturar no semestre seguinte.

Nessa tarefa, o controle de vendas será seu principal aliado. Sendo mais estratégico no planejamento, você conseguirá estabelecer metas executáveis para o período que desejar.

7. Follow-up mais efetivo

A hora de retornar o contato com o cliente é crucial para saber se a compra será realizada. No entanto, muitas vezes, o vendedor se esquece dessa etapa por estar muito atarefado, e acaba deixando a chance escapar.

O follow-up da sua equipe será ainda mais eficiente se você adotar um sistema de controle de vendas com todas as informações do cliente e de suas compras. Dessa forma, o vendedor saberá quando falar com o cliente, no momento mais oportuno para o tão esperado “sim”.

8. Mais rapidez no fechamento de vendas

Mesmo que sua média mensal de vendas seja satisfatória, há sempre a possibilidade de fechar mais pedidos no mesmo ou em menos tempo. E essa oportunidade de ouro atende pelo nome de “controle de vendas”.

Ao explorar os recursos desse sistema, seus vendedores terão argumentos incontestáveis para convencer os clientes e bater as metas.

9. Informações centralizadas: nada passará batido!

A rotina de um vendedor abrange uma série de atividades. Sendo assim, é interessante que todos os profissionais envolvidos no processo de vendas estejam a par do que está acontecendo com cada pedido para que não haja ruídos de comunicação.

É justamente essa sincronia que o sistema de controle de vendas promoverá na sua equipe.

10. Controle do desempenho de vendedores

Verdade seja dita: são raros os casos de alguém que tenha tempo sobrando. Da administração à diretoria, cada profissional enfrenta a sua própria corrida contra o relógio para honrar seus compromissos.

“Como acompanhar a performance dos vendedores sendo que eu tenho mil coisas para resolver?” — você deve estar se perguntando.

A resposta é simples: recorrendo a um sistema de controle de vendas.

Na mesma interface em que você coordena os produtos e pedidos, poderá acompanhar o desempenho individual do vendedor e, ainda, compará-lo com o objetivo definido para o time.

Para estar na linha de frente de uma distribuidora, é necessário muito conhecimento prático. Só que essa experiência precisa de doses constantes de tecnologia para que a empresa continue progredindo décadas a fio. Portanto, dê uma chance para o sistema de controle de vendas e veja como sua distribuidora só tem a ganhar.

Conhece alguém que ainda não sabe das vantagens do controle de vendas? Compartilhe este artigo nas redes sociais e até a próxima.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

11.10.2017
Quando se trata de gestão de custos logísticos, é muito importante ter em mente que 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é consumido com a logística, segundo levantamento divulgado pela
27.09.2017
A gestão de frotas de caminhões em um atacado distribuidor apresenta um conjunto único de desafios.
06.09.2017
Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo. A gestão...
Todas as novidades