menu

Como as ações de Trade Marketing podem melhorar a relação entre fabricante e distribuidor?

Em: Promoção de Vendas
trade-marketing

As ações de trade marketing ainda são uma estratégia que gera dúvidas para distribuidoras e fabricantes. Inicialmente, elas eram tratadas como uma função de apoio entre essas duas partes para organizar promoções em prateleiras e estandes, e divulgar o produto do fabricante ao cliente final do distribuidor.

Contudo, com o passar dos anos, o trade marketing foi ganhando um novo significado e tornou-se uma estratégia essencial para aproximar clientes de uma marca e aumentar as vendas do distribuidor.

As ações de trade marketing são um esforço direcionado dos fabricantes para promover seus produtos junto às distribuidoras e aprimorar o relacionamento com essas e seus clientes finais. Mas como isso acontece e quais as vantagens de apostar nessa estratégia? Acompanhe.

Como funcionam as ações de trade marketing?

O trade marketing não é um substituto do branding, estratégia de fortalecimento da marca do fabricante diante do consumidor, mas, sim, um processo complementar a ele, a partir do qual o fabricante facilita o acesso aos seus produtos com o auxílio do distribuidor.

Ou seja, as ações de trade marketing são todas aquelas em que o fabricante promove seus produtos para o consumidor por meio do canal de distribuição, que ganha, também, com o aumento das vendas.

Alguns fabricantes possuem profissionais especializados para implantar as ações de trade marketing dentro dos seus canais distribuidores. Contudo, a estratégia é simples de ser colocada em prática.

Quais os benefícios das ações de trade marketing para o distribuidor?

Entre as vantagens do trade marketing, podemos destacar:

  • Permitir que você se diferencie da concorrência: devido à forte concorrência e a vários varejistas vendendo os mesmos produtos, é preciso trabalhar arduamente para se promover, e o Trade Marketing ajuda com isso;

  • Aumentar a visibilidade do produto: com as estratégias certas, é possível conquistar uma melhor visibilidade do produto junto ao consumidor;

  • Aumentar o volume de vendas: maior visibilidade e conscientização do consumidor, provavelmente, levarão a mais vendas, incluindo novos consumidores que possam querer experimentar o produto;

  • Permitir a entrada em mercados mais novos: permite ao fabricante entrar em mercados inexplorados;

  • Permitir testes ou lançamentos: novos produtos podem ser testados no varejo e o mesmo pode ser usado para lançá-los no mercado;

  • Melhorar o relacionamento entre distribuidores e fabricantes: os incentivos do Trade Marketing são susceptíveis de melhorar o relacionamento varejista-empresa, o que é benéfico para ambos (especialmente ao longo prazo).

O que é preciso para uma estratégia de trade marketing eficiente?

As ações de trade marketing, como vimos, vão muito além de montar um estande promocional dentro do distribuidor; elas envolvem técnicas estruturadas e alinhadas de promoção da marca e dos produtos. Para isso, você deve:

  • Identificar suas necessidades: conheça quais os tipos de produtos seus clientes buscam, os principais benefícios que eles estão procurando e o que mais for relevante. Uma boa ideia é instalar um software de gestão de pesquisas do PDV, que torne a coleta das informações facilitada e controle das atividades dos promotores;

  • Alinhar suas necessidades com o fabricante: para fazer ações de trade marketing de sucesso, é preciso que distribuidor e fabricante estejam envolvidos com os mesmos objetivos. Deve existir um relacionamento forte entre as partes e um esforço mútuo para cooperar com o alcance dos objetivos, a fim de que a venda ao cliente final aumente;

  • Investir na capacitação de vendas e ações de marketing promocional: seus vendedores precisam estar de posse das informações do cliente e capacitados para desenhar ações e campanhas promocionais que aumentem a visibilidade do produto junto ao cliente final, fortalecendo o e com fabricantes.

E você, já conhecia a aplicação dessa estratégia? Aprenda também como medir o desempenho das ações de trade marketing e melhore ainda mais os seus resultados!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Outras novidades

04.10.2017
Quando você inicia um negócio, é importante avaliar a paisagem competitiva para saber quem está visando os mesmos clientes que você, quais recursos a concorrência tem à sua disposição e as bases nas quais ela pretende competir, ou seja, as características do produto, qualidade do servi...
13.09.2017
As lojas de hoje prepararam o cenário para uma experiência de compra cuidadosamente refinada, projetada para estimular partes do cérebro do cliente, de forma que ele compre bens ou serviços.
30.08.2017
Sem tempo de ler agora? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo. Não é segredo que a
Todas as novidades